TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coaching

Projeto de pesquisa: Coaching. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

O coaching surgiu na Inglaterra com a palavra “coach” para denominar aquele que conduz uma carruagem, transportando pessoas de um lado para o outro. Em 1850, começou a ser utilizada para descrever o trabalho de tutores de estudantes. Somente em 1950 foi introduzido na literatura de negócios como uma habilidade de gerenciamento de pessoas, A partir da década de 80, emerge como uma disciplina poderosa de desenvolvimento de habilidades e competências.

Com a evolução do coaching atualmente utiliza muitos princípios e praticas na área esportiva, no mundo corporativo e educacional já reconhecendo sua importância. As principais áreas de atuação hoje é o coaching profissional e pessoal.

O coaching é suportado por técnicas e ferramentas que potencializam os resultados de forma efetiva.

Coaching é um processo, uma metodologia onde duas pessoas ou um grupo de pessoas fazem uma parceria e um se disponibiliza para ouvir o outro na essência, para apoiar, para guiar e acompanhar. E esta interligação sugere um resultado extraordinário em pouco tempo.

Coaching é um processo que é co criar, compartilhar, disparar e despertar um estado de atenção focado e também uma conexão entre a própria pessoa e o melhor dela. Coaching tem como objetivo principal aumentar o nível de resultados e performance de pessoas, times e empresas, por meio de uso de técnicas, ferramentas, e metodologias, numa parceria entre o cliente ( o coachee) e o profissional habilitado (o coach).

“ Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas”.

Coachig é arte e ciência, é um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultado extraordinários utilizados por um profissional denominado coach.

O processo de coaching pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado do seu comportamento frente a variados aspectos da vida. Ele envolve o diálogo entre o coach e o cliente, que tem como objetivo levar o coachee a encontrar mais satisfação em sua vida.

A parceria entre o coach e o coachee busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

Vejamos o que faz um coach:

• É sempre focado no futuro,

• Auxilia o coachee a identificar seus desafios e seus objetivos,

• Ele desenvolve um processo - o coaching – calcado em metodologias e técnicas que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções.

• O coach desenvolve com o coachee uma relação de parceria.

Embora utilize alguns conceitos da pscicologia positiva e cognitiva, é importante ressaltar que:

• Coaching não é terapia

• E o coach não pode atuar com clientes que necessitam de intervenções terapêuticas.

No coaching conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e outros aparecem com frequência.

Como esse vocabulário é amplamente utilizado pelo autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com