TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobras

Casos: Cobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 8

Cobras peçonhentas

Índice:

- Introdução

- Desenvolvimento

- Conclusão

- Bibliografia

Introdução:

Cobras peçonhentas são as cobras que tem peçonha, ou seja, elas podem, com uma picada, injetar uma toxina no corpo da sua vítima. O efeito do veneno varia de acordo com sua composição, sendo que, cada cobra tem um tipo diferente veneno. Geralmente o veneno fica em uma glândula acima da cabeça. As cobras peçonhentas têm dentes especiais que são ligados a esta glândula. Quando a cobra vai atacar, flexiona seus músculos e o veneno vai para a ponta dos dentes. Quando a cobra morde, o veneno entra em contato com a corrente sangüínea de sua vítima. Existem várias maneiras de observar se uma cobra é peçonhenta ou não. Como as espécies são muitas, o método mais eficaz e seguro é verificar se a cobra tem um orifício entre a narina e o olho. Esse orifício é chamado de fosseta loreal, e é comum a quase todas as cobras peçonhentas. A única exceção é a cobra coral. A fosseta loreal serve para a serpente sentir a presença do calor de possíveis presas que tenham corpo quente (homeotérmicas), permitindo que elas possam caçar a noite.

No Brasil, há 260 espécies de cobras conhecidas, sendo que 40 delas são peçonhentas. Exemplos de cobras peçonhentas são: a jararaca, a surucucu, a cascavel e a cobra coral. Se cada espécie tem veneno diferente, o antídoto é diferente e também os efeitos do veneno.

A seguir algumas espécies de cobras peçonhentas, e suas características:

Jararaca: este grupo é encontrado em todo país, mas é comum principalmente no cerrado. Os efeitos do veneno são: inchaço, hemorragia e destruição dos músculos no local da picada.

Surucucu: vivem na Mata Atlântica e Amazônia. Os efeitos do veneno são semelhantes aos da jararaca.

Cascavel: só não é encontrada nas grandes florestas. Os efeitos do veneno são: visão dupla e paralisia muscular, o que impede os movimentos da vítima.

Coral: o veneno dessa cobra mata por asfixia, pois bloqueia os movimentos do diafragma, órgão que permite a entrada de ar nos pulmões.

O tratamento de uma picada de cobra peçonhenta é feito com soro antiofídico, que é produzido a partir do próprio veneno da cobra. Esse soro tem vários passos para que seja produzido:

- Extrair o veneno da cobra, pressionando a glândula de veneno.

- Ressecar o veneno para ele ficar concentrado.

- Diluí-lo em pouca água e injetá-lo em um cavalo.

Após 40 dias, é retirado sangue do cavalo, a fim de obter o plasma do qual, através de centrifugação, são separados os anticorpos.

O processo de retirada do veneno é demorado, porém salva muitas vidas.

Desenvolvimento:

Caiçada :

Subfamília: Crotalinae

Distribuição: América do Sul tudo o que c fala no wikipedia feralmente é falso pois qualquer nub pode vir aquie mudda

Habitat: Cerrado

Hábito: Crepuscular e noturno

Particularidades: Os membros deste gênero, são os responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos no Brasil. A Caiçaca e a Jararaca, são as responsáveis pela maioria deles. No entanto, as pessoas contribuem em muito para que os acidentes aconteçam não utilizando metodos preventivos como: calçados ou botas. A Caiçaca chega a medir 1,60m e é muito rápida no ataque. Seu veneno possui ação hemolítica e proteolítica, ou seja, destroi as fibras músculares e os tecidos.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de pequenos lagartos, pequenos anfíbios, e pequenos roedores.

Reprodução: Vivípara, nascendo de 16 à 20 filhotes no início da estação chuvosa.

São peçonhentas

Cotiara :

A Cotiara (Bothrops cotiara) é uma serpente venenosa da família dos viperídeos, encontrada na Argentina e no Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

Possui cerca de 80 cm de comprimento e coloração verde-olivácea, com manchas trapezoidais marrons, margeadas de preto.

É uma espécie terrestre, associada às matas de pinheiro-do-paraná. Também é conhecida pelos nomes de boicoatiara, boicotiara, boiquatiara, coatiara, jararaca-de-barriga-preta, jararaca-preta e quatiara.

Testes preliminares de laboratório mostraram que extratos da cotiara são altamente eficazes na inibição do crescimento do câncer de mama e das linhagens de pequenas células cancerosas nos pulmões.

Jararaca:

Jararaca é o nome comum dos répteis escamados (do latim: Squamata) pertencentes ao gênero Bothrops da família Viperidae. São serpentes peçonhentas, encontradas nas Américas Central e do Sul, sendo importantes causadoras de acidentes com animais peçonhentos neste país e nos outros onde se distribuem, com altas taxas de morbidade e mortalidade. As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características. Atualmente 32 espécies são reconhecidas, mas é consenso dentre os pesquisadores que a taxonomia e sistemática deste grupo está mal resolvida, de modo que novas espécies sido descritas e algumas sinonimizadas.

Jararacuçu:

A Jararacuçu (Bothrops jararacussu) é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. De até 2 m de comprimento e coloração dorsal variável entre cinza, rosa, amarelo, marrom ou preto, com manchas triangulares marrom-escuras. É encontrada na Bolívia, Brasil (Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.

Na língua tupi-guarani "jarara" significa o bote da cobra e "uçu ou ussu" significa grande ou longo. Ao pé da letra jararacuçu significa a cobra que dá o bote a grande distância ou seja um bote de jararacuçu pode atingir uma distância do tamanho dela mesma sendo assim uma jararacuçu com por exemplo 1,5 metro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com