TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos organic

Seminário: Compostos organic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Seminário  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

compostos organic

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Compostos Organicos

Compostos Organicos

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: Gabriel 01 janeiro 2012

Palavras: 824 | Páginas: 4

...

Acetona

Qual a utilidade dos compostos orgânicos na vida do Homem?

Os compostos orgânicos estão presentes em todos os seres vivos. No nosso organismo, por exemplo, há mais de 60% em massa de compostos orgânicos, que se encontram em algumas membranas celulares lipoprotéicas (lipídicos + proteínas) e no DNA, responsável pela transmissão de caracteres hereditários.

Além dos compostos orgânicos naturais, presentes em todos os alimentos que ingerimos, o ser humano conseguiu sintetizar um número muito grande de novos compostos orgânicos, que foram e são responsáveis por modificações dos nossos hábitos de vida, e dos quais acabamos nos tornando dependentes. Ex.: madeira, plásticos, adoçantes, analgésicos, etc

Fig.2 composto orgânico – Adoçante

A importância dos compostos orgânicos na sociedade

Inicialmente pensava-se que os compostos orgânicos (compostos assentes numa estrutura feita de carbono) estavam presentes apenas na constituição dos seres vivos.

Esta distinção original entre compostos orgânicos e inorgânicos baseava-se na ideia de que as moléculas de sistemas vivos eram únicas e, por isso, não podiam ser sintetizadas em laboratório. Actualmente é rotina fabricar milhares de compostos orgânicos, tanto num contexto de investigação como na indústria farmacêutica.

A Química Orgânica, além de ser fundamental para a Medicina e para Biologia, está presente em muitas indústrias; é o caso das indústrias do papel, dos corantes, das tintas e vernizes, dos plásticos, dos combustíveis e dos produtos alimentares.

Os organismos vivos, se for excluída a água, são compostos principalmente por compostos orgânicos.

Hoje em dia, a maioria dos compostos orgânicos é preparada por síntese embora muitos deles sejam relativamente fáceis de obter - isolando-os - através de produtos animais ou vegetais. O petróleo e o carvão são grandes reservatórios de material orgânico, a partir dos quais se obtêm compostos orgânicos simples.

Como todos os compostos orgânicos contêm o elemento carbono, actualmente, chama-se Química dos Compostos de Carbono à Química Orgânica. O carbono é o elemento central desse enorme número de compostos orgânicos.

É extraordinária a importância tecnológica da Química Orgânica. É a química dos corantes e produtos farmacêuticos, do papel, e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha; dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário.

A Química Orgânica é fundamental para a Biologia e para a Medicina. Excluída a água, os organismos vivos estão formados principalmente por compostos orgânicos: as moléculas da "Biologia Molecular" são moléculas orgânicas. A nível molecular a Biologia é Química Orgânica.

Não será exagerado afirmar-se que vivemos presentemente na Idade do Carbono. Praticamente todos os dias os jornais nos falam de colesterol e gorduras insaturadas, de hormonas do crescimento e esteróides, de inseticidas e feromonas, de substâncias carcinogénicas e agentes quimioterapêuticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com