TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Economia

Trabalho Escolar: Conceitos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  9.631 Palavras (39 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 39

Olá caro aluno, seja bem-vindo à nossa Web Aula, sou a Professora Regina Malassise e leciono economia a 14 anos e gosto muito de compartilhar meus conhecimentos com meus alunos. Creio que você já deva estar familiarizado com alguns conhecimentos de economia, pois nos jornais as notícias sobre economia são as que mais despertam a atenção porque geralmente tem algum impacto sobre o consumo, sobre as vendas, sobre os trabalhadores. Normalmente as notícias comentam alguma medida de política econômica adotada pelo governo e seus impactos. Então, tenho certeza que os conhecimentos que você vai adquirir em nossas Web Aulas vão lhe auxiliar a entender melhor as questões econômicas e serão muito úteis na sua formação profissional, pois espera-se que Administradores saibam tomar decisões e a economia pode auxiliar nisso. Agora que você já sabe qual seu papel neste processo, convido-o a estudar esta unidade com a qual tenho certeza que você irá aprender muito.

O primeiro contato que você tem com uma área do conhecimento, sempre será abordado o conceito ou definição sobre esta área. Com os economistas não é diferente. Então, para entender o economês, devemos dominar alguns conceitos básicos, vamos a eles.

Primeiramente, é preciso destacar para que serve uma definição. Podemos dizer que ela nos direciona para entender o significado de algo. A definição da palavra economia é antiga, surgiu na Grécia, da junção de duas outras:

- a palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,

- a palavra nomos que significa lei, regra e administração.

Hoje atinge dimensões maiores se referindo desde administração das pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à administração de um país, e é definida como:

Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).

Deste conceito podemos destacar algumas palavras-chave. Comecemos por ciência, que em linhas gerais é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que tem método de estudo. As análises econômicas tem por base um método de estudo.

PARA SABER MAIS

O pai da ciência é Galileu Galilei, italiano que viveu entre 1564 a 1642, que observou os fenômenos mais comuns da natureza e a regularidade com que eles ocorriam procurando descrevê-los com detalhes de cálculo e matemáticos. De seus estudos nasceu o método científico.

Quando pensamos em social lembramos que o homem é um ser social, isto é, vive em grupos e sob uma determinada organização social. Isto quer dizer que temos leis, normas e regras que devem se seguidas para garantir um bom convívio social, ou seja, garantir não só o convívio mas também a sobrevivência do grupo. O homem também toma decisões para prover sua existência isto implica em fazer escolhas. Eles devem decidir como utilizar os recursos produtivos, fatores de produção ou meios de produção eles referem-se aos recursos utilizados pela sociedade para produzir bens e serviços. Estes recursos estão agrupados em grandes categorias como: recursos naturais, recursos humanos, capital, tecnologia a utilização destes recursos gera uma remuneração, conforme você pode ver na quadro 1. Os bens e serviços produzidos servem para satisfazer as necessidades humanas. As pessoas procuram bens e serviços porque eles são úteis, ou seja, satisfazem alguma necessidade.

Se você pensar um pouco verá que existe uma infinidade de produtos e serviços que se destinam a satisfação destas necessidades. Não que elas dependam somente de recursos materiais para serem satisfeitas, mas como estamos no campo da economia, devemos observar nestas necessidades a parte delas que podem ser supridas pela existência de recursos materiais e disponíveis no mercado de bens e serviços.

A palavra escasso vem do termo escassez. Este termo que pode ser entendido em como referência a valores absolutos, como por exemplo, se produzirmos todos os bens e serviços para satisfazer todas as necessidades até que todos os seres humanos estejam satisfeitos, com certeza esgotaremos os recursos naturais do planeta. Ou em termos relativos quando, por exemplo, temos um aumento no preço do açúcar, a cana (que é um recurso natural) é direcionada para produção de açúcar, então ocorre queda da produção de etanol no mercado interno. Esta escassez é momentânea até que a nova safra de cana seja produzida ou que os produtores reduzam a produção de açúcar e direcionem a cana para produção de etanol. Assim, outros exemplos podem ilustrar a escassez: o tempo que você estuda não pode ser utilizado em lazer; quando vai ao supermercado, seu dinheiro é limitado e você terá que escolher o que comprar assim como as quantidades; a fábrica de confecções tem máquinas que devem ser utilizadas na produção de roupas, mas o empresário deverá escolher o que produzir, já que a demanda por roupas é diversificada.

Do conceito de economia, podemos, então concluir que, se há produção de bens e serviços e eles satisfazem as necessidades humanas, ao mesmo tempo isto atende a uma questão econômica. Através da produção dos bens gera-se riqueza que será distribuída pela sociedade. Também podemos ver que do conceito de economia emana todos os demais estudos da economia que se complementam e, ao mesmo tempo, permitem sistematizar a análise econômica.

Quadro 1 – Remuneração aos fatores de produção.

Fonte: Do autor (2013).

Como os recursos são escassos, a forma como eles serão usados sempre trará a necessidade de fazer escolhas. Isto nos remete a um importante conceito da economia que é a curva ou fronteira de possibilidade de produção (CPP). Ela é uma descrição teórica do máximo que se pode produzir com uma dada tecnologia e os recursos disponíveis (MENDES, 2004). Vamos tomar como exemplo uma empresa de produção de sucos e observar a figura 2.

Figura 1 – Curva de possibilidade de produção.

Fonte: Adaptado de Economia (2012).

Por exemplo, se uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com