TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos introdutórios

Tese: Conceitos introdutórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

2. ETAPA 1 – Relatório 1 – Conceitos Iniciais

Conforme instruções da ATPS e primeiro relatório parcial segue abaixo a conclusão da Pesquisa realizada:

Dados:

Um Dado é um documento, uma informação e não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisões ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha de conta o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.

Conhece-se como base de dados (ou database, de acordo com o termo inglês) o conjunto dos dados que pertencem a um mesmo contexto e que são armazenados sistematicamente para que possam ser usados no futuro.

Informação

A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.

Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.

Sistema

Sistema é um conjunto de elementos que interacionam. A interação entre os elementos é considerada de muita importância, por tanto é vital para que um conjunto de elementos possa ser considerado um sistema, pois um conjunto de elementos sem interação entre eles, de nenhuma maneira pode ser considerado como um sistema. Um sistema, em síntese, nada mais é que a soma simples de duas partes.

Um sistema está dotado de metas para conseguir um objetivo. Além da interação dos elementos devem ter um objetivo, sendo compartilhado ou não.

Sistemas de Informação

Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.

No prisma empresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Existem, por exemplo, sistemas de informação operacional ou de processamento de transações (que gerem a informação referente às transacções que têm lugar numa empresa), sistemas de informação de gestão (para solucionar problemas empresariais em geral), sistemas de informação estratégicos ou de apoio à decisão (analisam as distintas variáveis de negócio para a tomada de decisões), sistemas de informação executiva (para diretores, gerentes e administradores), sistemas de automatização de escritórios (aplicações que ajudam no trabalho administrativo) e sistemas especializados (que emulam o comportamento de um especialista numa área concreta).

PASSO 3

1. Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações na empresa?

R: Para o setor de vendas a disponibilidade do produto em estoque, formulário de venda e emissão de pedido, cadastro de cliente e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com