TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutividade, Eletrólitos E Eletrólise

Artigos Científicos: Condutividade, Eletrólitos E Eletrólise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  533 Visualizações

Objetivos

1) Compreender como pode haver condução de corrente elétrica em soluções aquosas

2) Compreender como se pode provar que a água é feita de oxigênio e hidrogênio; e como a separação desses elementos exige energia.

3) Entender (ou relembrar) algumas noções de eletroquímica, antes de trabalhar com o tema aqui proposto ou com o artigo Eletrólitos - Soluções que permitem a passagem de corrente elétrica.

4) Perceber, de um ponto de vista histórico, como a invenção da pilha elétrica permitiu o avanço na separação de elementos químicos.

Ponto de partida

Os alunos devem estar familiarizados com a idéia de estrutura atômica (átomos, elétrons, íons). O nível em que a demonstração será trabalhada depende da turma - alunos de 1o ano podem compreender perfeitamente os fenômenos, mas não é comum se falar em potencial de oxidação ou redução. Alunos de 2o ano, por já terem visto mais físico-química, podem ter um maior reforço na teoria.

Para esta aula, é necessária uma fonte de corrente contínua de pelo menos 3V - podem ser duas pilhas de 1,5V em série, ou uma pilha de 9 ou 12 V, ou, ainda, uma fonte de algum aparelho eletrônico. É possível também usar a tensão da rede elétrica, usando um diodo e uma lâmpada como resistência e como indicador de corrente. Mas só monte esse sistema se tiver prática com eletricidade, pois podem ocorrer choques perigosos. Para auxiliar nas montagens, fale com um colega de Física - é possível que ele se interesse por explicar os circuitos no seu espaço de aula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com