TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avancada

Ensaios: Contabilidade Avancada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

Evolução histórica do Seguro no Brasil

Em 1808 a chegada da Família Real ao Brasil foi um marco para o desenvolvimento, com essa abertura econômica a primeira seguradora foi inaugurada sob o nome de Boa-Fé, que seguia normas da Casa de Seguros de Lisboa .

Com esse bom início, a Bahia também foi autorizada a ter a atividade de mais uma seguradora chamada Companhia de Seguros Conceito Publico , assim como no Rio de janeiro dois anos mais tarde a companhia Identidade foi lançada , ambas com enfoque básico em comércio marítimo.

Com o processo de urbanização anos depois, a industrialização e cultivo de culturas cafeeiras chamou atenção de várias seguradoras nacionais e internacionais, sendo assim a primeira empresa de seguros a operar no Brasil foi a Companhia de seguros Garantia, seguida por mais inúmeras empresas logo após.

Em 1971 foi analisada a necessidade de promover o aperfeiçoamento do mercado por meio do desenvolvimento e da disseminação do conhecimento, capacitando profissionais habilitados para corretores de seguros e atuando no ensino superior com a Fundação Escola Nacional de Seguros.

Logo após a Federação Nacional dos Corretores de Seguros foi criada no Rio de Janeiro, em 1975.

Seguro: definição e características gerais

Um contrato de seguro para ser válido precisa possuir as seguintes características : deve ser Aleatório , pois depende de eventos futuros; Bilateral , pois há obrigações nas duas partes; Oneroso , pois os dois lados possuem ônus e vantagens econômicas; Solene , por ele é materializado pela apólice; Boa-Fé , cabe aos dois agir com honestidade e de forma clara para que ambos entendam os compromissos aceitados.

Alguns seguros no Brasil são considerados obrigatórios para que o objeto ou uma entidade continue funcionando , um exemplo disso são : o Seguro Rural Obrigatório , Seguro Carta Verde e Seguros de Acidente de Trabalho .

O prêmio que nada mais é do que a prestação paga pelo contratante do seguro , mesmo assim ela pode ser de três tipos , sendo eles Prêmio Puro , que é calculado pela divisão dos prejuízos pelas unidades de exposição ao risco; Prêmio Comercial , que é o prêmio puro mais as despesas operacionais e o Prêmio Bruto que são os dois primeiros mais encargos e impostos.

Conceitos como segurado , que é a pessoa que contrata o seguro e seguradora que é a que presta os serviços , precisam sempre estar sendo observados para que não haja erros de interpretações de apólices .

A importância segurada não deixa que o valor segurado , seja maior que o valor do bem e os Salvados são aqueles bens que mesmo sofrido um sinistro conseguiram ser resgatados .

Os valores aceitos na apólice , são de quatro tipos diferentes , sendo eles : -Valor Atual : representa o valor do bem , apurado no dia de seu sinistro .

Sobre a proporcionalidade dos seguros , podemos citar dois métodos : o proporcional e o não-proporcional , sendo o primeiro o segurado e a seguradora participando igualmente dos prejuízos , e a segunda é caracterizada quando é impossível ter uma relação de equivalência entre a importância segurada e o valor do risco .

O dano por si só é o prejuízo material sofrido pelo segurado passível de indenização; o dano estético , é aquele causado a pessoas , diminuindo a redução ou perda de padrão por beleza ou estética; o dano corporal , é caracterizado por lesões físicas , causado ao corpo do segurado; o dano imaterial , é da privação de um direito , da interrupção de serviços prestados por pessoas ou bens , ou até mesmo a perca de um benefício que cause danos materiais ou corporais; o dano material , é todo e qualquer dano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com