TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade. Escola Estadual Castro-Alves

Tese: Contabilidade. Escola Estadual Castro-Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O estágio de Gestão Educacional do Curso de Ciências Biológicas foi desenvolvido na Escola Estadual Castro Alves sendo parte da formação como professor da Educação Básica, compreendendo uma carga horária de 90h através de atividades de planejamento, vivência escolar e sistematização das aprendizagens, oferecendo-nos a oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos sobre a organização através das observações das rotinas diárias da escola, de entrevistas com educadores e de pesquisa bibliográfica. O presente trabalho teve por objetivo relatar as atividades desenvolvidas, as expectativas e limitações vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, uma vez que o estágio pretende fortalecer a relação teoria e prática. A Escola Estadual Castro Alves, centro de Dourados-MS com uma área de 7269,59 m2. A Unidade Escolar é pautada nos princípios da escola eficaz e da Gestão Democrática, na igualdade, liberdade, autonomia, valorização dos profissionais. A metodologia de ensino está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. Os problemas encontrados foram: uma biblioteca muito precária, falta um parquinho. Com essas observações propomos a criação uma Biblioteca. O estágio de Gestão Educacional nos proporcionou a oportunidade de conhecer a parte física e educacional da Escola Estadual Castro Alves e principalmente a excelente proposta pedagógica.

Palavras-chave: gestão escolar, aprendizagem, proposta construtivista

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional do Curso de Ciências Biológicas é desenvolvido no 5º semestre do Curso é parte da formação como professor da Educação Básica, compreendendo uma carga horária de 90h desenvolvido através de atividades de planejamento, vivência escolar e sistematização das aprendizagem. Tendo como proposta fundamental levar os licenciando ao contato com uma Escola Pública a fim de propiciar o reconhecimento do cotidiano escolar no que tange ao modo como as escolas se organizam através da gestão pedagógica e administrativa.

A atividade administrativa não se dá no vazio, mas em condições históricas determinadas para atender a necessidades e interesses de pessoas e grupos. Da mesma forma, a educação escolar não se faz separada dos interesses e forças sociais presentes numa determinada situação histórica. A administração escolar está, assim, organicamente ligada à totalidade social, onde ela se realiza e exerce sua ação e onde, ao mesmo tempo, encontra a força de seus condicionantes. Para um tratamento objetivo da atividade administrativa escolar é preciso, portanto, que a análise dos elementos mais especificamente relacionados à administração e à escola seja feita em íntima relação com o exame da maneira como está a sociedade organizada e das forças econômicas, políticas e sociais aí presentes (PARO,1993: 13).

O estágio, quando visto como uma atividade que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito à sua formação, certamente trará resultados positivos. Este estágio foi realizado na Escola Estadual Castro Alves, onde se ofereceu ás estagiárias oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos sobre a organização através da observações das rotinas diárias da escola, de entrevistas com educadores e de pesquisa documental e bibliográfica. Sendo possível vivermos uma experiência concreta de um gestor escolar com sua realidade e experiências, (PICONEZ, 2006).

A observação da Escola Estadual Castro Alves constou sobre:

- Estrutura e funcionamento escolar:

- Identificação da escola: nome, localização, níveis de ensino, horário de funcionamento, número de turmas, professores, professores pedagogos, coordenadores;

- Estabelecimento de cronograma de estágio na escola para observação das atitudes/providências do professor pedagogo no cotidiano escolar;

- Estudo dos documentos legais: currículo, plano de cargos e salários, projeto político pedagógico,regimento escolar; dentre outro documentos.

Este texto relata e analisa as experiências de um grupo de estágio que executou a prática na Escola Estadual Castro Alves, situada no município de Dourados MS, Bairro Centro, durante o primeiro semestre do corrente ano de 2009.

O presente trabalho teve por objetivo relatar as atividades desenvolvidas, as expectativas e limitações vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, uma vez que o estágio pretende fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estagio foi de extrema importância para o conhecimento do funcionamento da escola, os documentos administrativos necessários no dia-a-dia dos professores e dos diretores, capacitando-nos para uma docência mais participativa com a escola.

A Escola Estadual Castro Alves

A Escola Estadual Castro Alves. Localizada no bairro centro, na área central do município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, com uma área de 7269,59 m2, situada na esquina da Rua Ciro Mello com a Avenida Presidente Vargas.

A inauguração desta escola ocorreu em nove de março de 1966, com a presença de vários professores e autoridades. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, conta com um prédio bem conservado, com quatro pavimentos onde funcionam quinzes salas de aulas, uma secretaria, uma sala para coordenação pedagógica , uma sala para docentes, uma sala para direção, uma pequena biblioteca, uma sala de informática, uma cozinha bem equipada, uma cantina , quatro banheiros .

O prédio foi construído para fins escolares, possui janelas amplas, garantindo uma boa iluminação e ventilação. As salas são amplas e com mobiliários suficientes para o número de alunos por sala (aproximadamente 35 alunos) e estão em boas condições.

A escola atende no turno diurno o Ensino Fundamental, o Ensino Médio na modalidade EJA no turno noturno e uma das salas de aula no turno matutino funciona como sala de recursos. O número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com