TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Trabalho Universitário: Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro. Multiplicado pelo total das vendas, teremos a contribuição marginal total do produto para o lucro da empresa. A analise do ponto de equilíbrio é a alavancagem operacional que é de suma importância para as organizações, tendo em vista seus reflexos diretos no auxilio da formação do resultado final da empresa.

Apesar da existência de limitações, a analise do ponto do ponto de equilíbrio e determinação da Alavancagem Operacional, estas ocupam um papel importante como ferramentas gerenciais, podendo e devendo ser ajustadas sempre que o modelo projetado sofrer alterações internas ou externas no que tange a estrutura das Receitas x Gastos (variáveis e Fixos).

2. Ponto de equilíbrio econômico

Em economia, principalmente em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio econômico é o momento quando despesas e lucros se igualam. É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro.

A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo, os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc.

Diferentemente do Ponto de Equilíbrio Contábil, o PEE visa à obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário.

Sua fórmula é: PEE = CF+L / PV uni - CV uni

Sendo que PV uni - CV uni = Margem de Contribuição Unitária.

3. Ponto de Equilíbrio Contábil

3.1 Ponto de equilíbrio contábil (em unidades)

O ponto de equilíbrio contábil em unidades define a quantidade de unidades que se deve produzir e vender. Para definir essa quantidade divide-se o gasto fixo total (custo fixo) pela margem de contribuição unitária. A divisão do custo fixo pela margem de contribuição unitária demonstra a quantidade de produtos que devem ser fabricados e vendidos para cobrir os custos fixos.

Sua formula é:

PEC unidades = Custos Fixos / Margem de Contribuição Unitária

3.2 Ponto de equilíbrio contábil (em valor)

Padoveze (1995, p.257) alega que em determinadas situações, como por exemplo, quando a empresa trabalha com uma gama muito grande de produtos, ou quando se percebe dificuldades na identificação dos custos e despesas fixos para cada produto, torna-se preferível buscar informações de forma global do ponto de equilíbrio em termos de valor. Dessa forma, o ponto de equilíbrio em valor pode ser definido pelo valor mínimo que deve ser vendido para que a empresa não tenha nem lucro nem prejuízo.

Sua fórmula é:

PEC valor = Custos Fixos / Percentual Margem de Contribuição

Após as abordagens feitas sobre o ponto de equilíbrio contábil, é importante destacar que o ponto de equilíbrio contábil em unidades pode ser considerado o mais utilizado pelos analistas de custos, tendo em vista a sua facilidade de entendimento e obtenção, enquanto que o ponto de equilíbrio em valor tem maior utilidade àqueles executivos que preferem tomar decisões com base nas informações em moeda corrente, mas que a utilização de ambos tem o mesmo significado quando da tomada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com