TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Exames: Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 1 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E PAPÉIS DO GESTOR

1.1 Pesquisa sobre a organização

Organização identificada e justificativa da escolha

Escolhemos a empresa VIP Lavanderia por se tratar do local de trabalho de um dos integrantes da equipe e também por ela ter passado recentemente por um processo de mudança organizacional, sendo a primeira das lavanderias a substituir as máquinas que utilizavam produtos organoclorados (percloroetileno), pelo Hidrocarbono nos processos de lavagem a seco de suas roupas.

Localização, segmento e porte

Situada na Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho,129 no bairro Santo Amaro, em São Paulo – SP, a Vip Lavanderia atua no mercado de lavagem e higienização de peças de cama e mesa desde 1969, onde atende clientes como restaurantes, hotéis, flats, academias de ginástica, salões de beleza, clínicas de massagem e estética corporal. Em relação seu porte, ela é considerada uma microempresa.

Missão, valores e contato da empresa

Tem como missão “Oferecer soluções de qualidade na prestação de serviços através da melhoria continua de seus processos, do desenvolvimento humano e profissional de seus colaboradores com o objetivo da completa satisfação dos clientes” e como valores: Preocupação com o meio ambiente; Compromisso com o cliente; Excelência e Qualidade; Melhoria continua em processos; Ética profissional e resultados. Tivemos como contato, Mauricio Fernandes Barcellos, que ocupa o cargo de diretor executivo da empresa.

1.2 Mudança organizacional e quebra de paradigmas

A mudança organizacional é o processo de modificação da ordem existente com o objetivo de melhorar a eficiência da empresa com o intuito de alcançar os seus objetivos. Devido a globalização e ao surgimento de novas tecnologias praticamente todas as empresas modernas estão mudando para se manterem competitivas.

Para implementar mudanças, além da alta estabilidade, a empresa precisa também quebrar os paradigmas existentes nela. Paradigma pode ser definido como modelo, padrão ou pensamento a ser seguido. A quebra do paradigma é o abandono do padrão anterior para seguir um novo padrão; é o processo de mudança do pensamento organizacional. Ao quebrar paradigmas, a empresa passa a ver os problemas por diferentes ângulos, inventando criativas soluções para eles, estimulando e motivando seus liderados.

1.3 Conceito de Gestor

A palavra “gestão” vem do latim gestione, ato de gerenciar e administrar, logo gestor é o próprio administrador mas com uma nova roupagem, incluindo de novos papéis que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

1.4 Papéis do gestor organizacional

Papel Interpessoal

Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais.

Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados.

Ligação Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

Papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com