TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Exames: Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

Educação Corporativa

INTRODUÇÃO

Com o alto nível de competitividade, as empresas vem a necessidade de garantir que os profissionais cumpram suas funções com um nível maior de comprometimento e excelência em toda e qualquer atividade desempenhada, em contrapartida a empresa deverá também trabalhar por meio de estratégia para a sua organização.

Nesta nova perspectiva ganha destaque a educação corporativa por ser um sistema de desenvolvimento de pessoas e talentos humanos, alinhado às estratégias de negócio, se transformando em poderosa vantagem competitiva. Desta maneira o que antes era considerado como uma conquista dos trabalhadores na luta por direitos trabalhistas hoje é uma estratégia para as organizações.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

A Educação Corporativa é um processo onde os colaboradores envolvem-se constantemente em conhecimentos que visam melhorar o desempenho e aumentar sua produção na empresa e também uma estratégia para as organizações, e o seu desafio é preparar recursos humanos em vantagem competitiva.

A consultora americana Jeanne C. Meister definiu em seu livro de Educação Corporativa, algumas competências básicas para os negócios:

 Aprendendo a aprender

 Comunicação/colaboração

 Raciocínio criativo/resolução de problemas

 Conhecimento tecnológico

 Conhecimento de negócios globais

 Liderança

 Autogerenciamento da carreira

De acordo com Rocha-Pinto et al. (2006, p.35), “a adoção da gestão de pessoas fundamentada em competências requer que a empresa identifique com clareza quais as lacunas ou deficiências em seu quadro funcional que possam bloquear a obtenção dos objetivos estratégicos da organização. Para suprir ou sanar tais deficiências, devem ser colocadas a serviço do desempenho organizacional as várias dimensões funcionais de gestão de pessoas como a capacitação e seleção de talentos, a remuneração e o reconhecimento, a avaliação de desempenho e, em especial a educação continuada”.

A Educação corporativa vem sendo foco de vários estudiosos, desta maneira verifica-se através da Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa efetuada durante dois meses de coleta de dados (de 27/08/2009 a 28/10/2009) e apresentado os resultados 27 de Novembro de 2009 onde foram efetuadas 96 questões e 54 empresas responderam e com as respostas foram feitos uma análise descritiva dos dados com os objetivos de apresentar panorama geral dos vários aspectos relacionados à Educação Corporativa e identificar práticas correntes das organizações no Brasil.

Verificou-se que nos programas educacionais com relação aos tipos de serviço dos provedores dos programas educacionais, os cursos fechados de curta duração e customizados receberam a maior nota 49%. Já para os critérios para adoção dos programas educacionais, ganharam a existência de gaps com 38% e as demandas das UEN’s com 37%, que significa: UEN = Unidade Estratégica de Negócios. E nos critérios para escolha dos provedores de programas educacionais verificou-se que a qualidade, o cumprimento dos prazos, a confiabilidade, o relacionamento, a profundidade de conteúdo, alinhamento com valores e estratégia, a possibilidade de customização e o reconhecimento do mercado são itens de maior importância ao escolher o provedor.

TENDENCIAS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Esta nova abordagem demanda da política de gestão de pessoas nas organizações, garante, desta maneira, principalmente, alcançar os seguintes objetivos:

 Alinhamento dos profissionais à estratégia da organização.

 Mobilização dos trabalhadores à posição de protagonistas do seu desenvolvimento.

 Apropriação da energia e conhecimento gerado a partir desta mobilização e seu direcionamento em favor da empresa.

E-LEARNING E A EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Atualmente muitos são os métodos usados na educação corporativa: como laboratórios, aulas multimídia com CD–ROM, via satélite e e–learning. Todos com o mesmo objetivo de fazer com que o profissional “vista a camisa” da organização tendo em vista as Competências Estratégicas da Organização. Por sua vez o e–learning requer do colaborador uma postura proativa, pois os cursos são à distância, on line, em vez de um instrutor estar presente.

Com a transformação no mercado de trabalho é provocados a reflexão para procedimentos com visões inovadoras, portanto é necessário repensar, adequar, ajustar as decisões a um mundo cada vez mais globalizado.

HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa escolhida para o estudo e desenvolvimento fora a mesma do trabalho de administração de cargos, salários e benefícios trabalhistas.

Inspirada na vida e obra de James E. Talmage, a TALMAGE BRASIL é uma empresa que busca a excelência de seus clientes criando soluções arrojadas. Ela começou em 2008 com consultoria digital e treinamentos personalizados, atualmente além de trabalhar nestas áreas, atua também em marketing digital ou web sites e construção de identidade visual das empresas. Eles atuam sob o lema: liderança e profissionalismo.

NOME:

TALMAGE BRASIL

LOCALIZAÇÃO

Atualmente a empresa não possui um endereço físico, somente virtual. Que é www.talmage.com.br, desta maneira os colaboradores trabalha em home Office. Diminuindo o valor que a empresa gastaria de logística e aumentando em produtividade e qualidade.

SEGMENTO EM QUE ATUA

Marketing digital, consultoria digital e treinamentos personalizados.

PORTE/TAMANHO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com