TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Societaria

Trabalho Escolar: Contabilidade Societaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

Demonstrações Contábeis

Conceito:

A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de meditação sobre os mesmos, objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros.

A análise de balanços deve ser entendida e estudada de maneira abrangente, isto é, deve ser designada mais propriamente como “Análise Contábil” ou “Análise das Demonstrações Financeiras”, vez que a mesma tem como objeto de estudo, análise e interpretação, não apenas o Balanço Patrimonial, como também todas as demais demonstrações contábeis ou financeiras, elaboradas pela empresa e prescritas nos textos legais.

Finanças

É a arte e a ciência de se administrar fundos, isto é, aplicar princípios econômicos, contábeis e conceitos do valor do dinheiro no tempo às tomadas de decisões em negócios. A palavra “arte” implica que existem algumas oportunidades para ser criativo na administração de dinheiro. E a palavra “ciência” implica que existem alguns fatos comprovados subjacentes às decisões financeiras.

Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. O processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos, formam os fundamentos do estudo das Finanças.

Tradicionalmente, os tópicos de finanças são agrupados em quatro áreas principais:

a) Finanças Empresariais (Corporate Finance).

b) Investimentos

c) Instituições Financeiras

d) Finanças Internacionais

As Finanças estão estreitamente relacionadas com algumas áreas em especial, onde se destacam o Marketing, a Contabilidade e a Administração.

Mercado Financeiro

O mercado financeiro, assim como qualquer mercado (de peixe, barraquinhas, etc.), é apenas uma forma de reunir compradores e vendedores. Nos mercados financeiros, os produtos vendidos e comprados são títulos de dívida e ações. Os mercados financeiros, no entanto, são diferentes entre si em alguns detalhes.

Os mercados financeiros funcionam tanto como mercados primários quanto como mercados secundários para títulos de dívidas e ações.

O mercado primário refere-se à venda original dos títulos por governos e empresas. O mercado secundário é aquele onde os títulos são comprados e vendidos após a venda original. Existem dois tipos de mercado secundário: bolsas organizadas e mercados de balcão.

Em termos gerais, os distribuidores no mercado de balcão compram e vendem a seu próprio risco. Um distribuidor, ou revendedor de carros, por exemplo, compram e vendem automóveis. Já corretores e agentes procuram casar compradores e vendedores, e não necessariamente possuem a mercadoria que será comprada ou vendida. Um corretor de imóveis, por exemplo, normalmente não compra e vende casas, ele apenas intermédia uma ação entre as duas pontas.

O mercado de distribuidores de ações e dívidas a longo prazo é denominado mercado de balcão. A maior parte dos negócios de títulos de dívida acontece no mercado de balcão. A expressão mercado de balcão refere-se aos tempos antigos, quando os títulos eram literalmente comprados e vendidos em balcões de escritórios por todo o país. Hoje, uma parcela significativa do mercado de ações e quase todo o mercado de dívidas a longo prazo não têm localização central; os distribuidores estão ligados eletronicamente.

As bolsas de valores diferem dos mercados de balcão de duas maneiras. Em primeiro lugar, a bolsa de valores possui uma localização física (como, por exemplo, Wall Street). Em segundo lugar, no mercado de balcão, a maior parte da compra e venda é realizada por distribuidores.

O primeiro objetivo de uma bolsa de valores, por outro lado, é juntar os que desejam vender àqueles que desejam comprar. Os distribuidores desempenham papel limitado.

A maior bolsa de valores do mundo é a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE = New York Stock Exchange). No Brasil, a maior é a BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo).

Objetivo:

A essência das demonstrações contábeis, a quem se destinam e como nos ajudar no dia a dia.

Balanço Patrimonial:

É a informação estática do Patrimônio de uma entidade sendo divida entre o Ativo e Passivo. A essência das informações do Ativo consiste nos valores que tenho no meu “bolso”, (Caixa e Bancos), os valores que “terceiros me devem”, (Clientes), Coisas que comprei para vender, (Estoques), aquilo que comprei sem expectativa de venda e que me ajudam a gerar receita, (Imobilizado). Já o Passivo é representado por tudo àquilo que tenho a pagar, como os (Fornecedores), que forneceram o “Produto que vendo”, como a minha dívida com aqueles que me ajudaram a criar um resultado, (salário), ao governo “meu Sócio” na distribuição de Lucros ao qual chamamos de (tributos a pagar), e por fim os resultados obtidos pela empresa bem como o capital dos sócios o qual são representados no Patrimônio Liquido.

DRE (Demonstração de Resultado do Exercício):

Demonstração de Resultado do Exercício: É o demonstrativo que evidencia o resultado econômico de uma empresa em um determinado período. É composto pelos valores ao qual consegui negociar minhas mercadorias (Receita), deduzido de tudo aquilo que vou fazer uma doação ao governo pelo meu trabalho (Tributos incidentes sobre a venda), bem como aquilo que vendi e recebi de volta (Devolução). Após esse primeiro calculo chego ao meu Lucro Bruto. Para dar continuidade a demonstração, também será deduzida as despesas que foram necessárias para a geração do meu lucro, (Despesas Operacionais), bem como as outras (despesas operacionais). Assim chego ao Lucro Liquido aquele que vai servir como base de calculo para ser dividido novamente ao governo.

DMPL (Demonstrações da Mutação do Patrimônio Liquido):

A demonstração evidencia as modificações que ocorreram nos períodos no patrimônio liquido da empresa, por meio de reservas, ajustes, dividendos e o Lucro do Exercício.

Já a DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), com o advento da lei 11.638/07, passou a fazer parte das demonstrações contábeis, entrando no lugar da DOAR. A DFC evidencia a geração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com