TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correntes Serviço Social

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Com base em Yazbek, apresentem as ideias e conteúdos doutrinários do pensamento social da igreja católica no Serviço Social.

Vem como um problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e no atendimento de suas necessidades matérias, sociais e morais.

A culpa era da família por não está junto de Deus. Tinha também que ajustar o indivíduo e manter o conservadorismo, a culpa era sempre da mulher, ela tinha que ser o xemplos da família e sociedade.

  1. Doutrinarismo e conservadorismo são teorias sociais? Explique

A doutrina caracteriza-se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas e também como um sistema religioso, filósofo, político.

O conservadorismo: vem como forma de pensamento e experiência prática é resultado de um contra movimento os avanços da modernidade, e nesse sentido suas relações são contra movimentos aos avanços da modernidade, e nesse sentido, suas relações são consertadas e preservadoras, particularmente da ordem capitalista.

  1. Explique as correntes teóricas, filosóficas, do Serviço Social? Quais, o que significa, como entrou no Serviço Social brasileiro.

Inicia- se na década de trinta na época a igreja tinha influência direta a prática e discurso com suporte na corrente filosófica de São Tomás de Aquino (séc.XII), tomismo e o neotomismo., visão que busca mudar o homem através de Deus, ou seja, a questão social é individualizada e sua responsabilidade está na organização moral e social de cada indivíduo.

 A “questão social”, neste momento, era vista a partir do pensamento social da Igreja como questão moral, conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos. Segundo Yasbek, trata-se de um enfoque conservador, individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrará, no Serviço Social, efetivas possibilidades de desenvolvimento.

Na década de quarenta Serviço Social brasileiro recebe influência norte-americana da corrente filosófica positivismo que defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos, abandonando assim a ideia do século passado e criando uma nova visão para o Serviço Social, assim se inicia o estudo de caso, onde eram feitas abordagens individuais e com grupos buscando o desenvolvimento da comunidade.

Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço, consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo. a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência do indivíduo no mundo em que vivem, além de compreender como esses, percebem o mundo a sua volta. Em1978 A fenomenologia surgiu como resposta ao movimento de reconceituação do serviço social no período do regime militar. Se posicionando como alternativa naquele momento, discutido no seminário de Sumaré e Alto da Boa Vista junto com a fenomenologia ressurgiu a corrente Marxista, pensando estrategicamente as contradições do capitalismo, defendiam que a superação definitiva de tal sistema seria alcançada por uma sociedade sem classes, para que isso fosse possível, os trabalhadores deveriam conduzir um processo revolucionário, encarregados a missão de colocar a si mesmo, frente ao Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com