TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influênciadas Correntes Filosoficas No Serviço Social

Artigos Científicos: Influênciadas Correntes Filosoficas No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  4.577 Palavras (19 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO REARA

PARERIA UNIVERSITAS / ISEC E IVA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

BERNADETES DE LURDES SILVA

CIANE PHRISTINE ALVES DE MORAES

KELCIA TAYLOR DE CARVALHO

RAIMUNDA NONATA NOVAIS CARDOSO SOUSA

MINI PROJETO DE PESQUISA SOBRE: O PAPEL DO GESTOR NA PERESPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

São Luís

2014

INSTITUTO REARA

PARERIA UNIVERSITAS / ISEC E IVA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO CONDUCENTE AO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

BERNADETES DE LURDES SILVA

CIANE PHRISTINE ALVES DE MORAES

KELCIA TAYLOR DE CARVALHO

RAIMUNDA NONATA NOVAIS CARDOSO SOUSA

MINI PROJETO DE PESQUISA SOBRE: O PAPEL DO GESTOR NA PERESPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Mine-projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pós-Graduação – Especialização condizente ao mestrado em educação na disciplina de Prática de pesquisa.

São Luís

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS 04

3 JUSTIFICATIVA 06

4 PROBLEMATIZAÇÃO 08

4.1 HIPOTESES 08

5 REVISÃO DA LITERATURA ..............................................................................09

6 METODOLOGIA ...................................................................................................11

7 RESULTADOS OBTIDOS ..............................................................................12

8 CRONOGRAMA ...................................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................14

ANEXOS .............................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo visa analisar a proposta de Educação Integral, suas concepções e implicações, destacando a sua importância para a valorização principalmente do aluno respeitando a integração entre todas às suas dimensões: afetiva, social, biológico, espiritual etc..., assim como melhorando a qualidade de vida da equipe docente e comunidade escolar em geral .

Nesse senido, o papel da equipe gestora é fundamental para liderar os processos de mobilização e articulação necessários à plena realização do programa.

Há necessidade de se contar com a construção de um novo modelo de escola um programa que seja fianaciado pelo município, mas que represente efetivamente aos anseios, as expectativas e os sonhos dos segmentos da escola.

No entento a escola integral constitui-se uma alternativa para melhorar a qualidade da educação na escola pública criando condições de maior concorrência entre as pessoas oportunizando a adoção de atitudes mais humanas, outrosim, se faz necessário ampliar a jornada de ensino adaptando-a a atividades curriculares, pedagogicas e complementares, de forma interdisciplinar, estimulando a participação das famílias e comunidades em geral, numa perespectiva transdisciplinar, tendo como consequencia mais aproveitamento do tempoe espcaço escolar.

Sabemos que ampliar o tempo de permanência do aluno na escola requer uma nova organização dos períodos, dos profissionais, da infra estrutura e do orçamento, além de aspectos como organização e capacitação docente, bem como e inserção da comunidade na elaboração do projeto politico pedagógico enfocando a atuação de uma gestão democrática.

2 OBJETIVOS

Queremos através deste analisar a importância do gestor educãcional na implementação e formulação da proposta de educação integral na rede municipal de ensino de São Luís, compreendendo o aluno e os multiplos atores educacionais na visão holística, respeitando a integração de todas as dimensões humanas, psicológica, social, espiritual e biológica, assim como, atendimento diferenciado de acordo com nível de aprendizagem de cada aluno e a inclusão de todos dentro de suas peculiaridades e diferenciãções, seja ele deficiente ou não.

São muitas as responsabilidades assumidas pelas instituições escolares. Resumidamente podemos observar o objetivo maior do ensino fundamental, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001):

Utilizar diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias de acordo com diversas intencionalidades, em diversas situações de aprendizagem, assim como, promover o desenvo,vimento de valores e atitudes éticas consigo, com o outro e com ambiente.

No entanto para comptemplar tal objetivo, percebemos a jornada pedagógica precisa ser ampliada para melhor aproveitamento do tempo, melhorando o processo ensino-amprendizagem, a qualidade de vida do docente e demais atores escolares.

A proposta da Escola Integrada (2013) em São Luís, nesta presente gestão está apenas em construção, mas objetiva redimensionar o papel da educação, respeitando as várias dimensões humanas, interligando atividades pedagógicas complementares.

No entendo o nosso objetivo maior é explicar de forma imparcial a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com