TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curiosidades Sobre Cobalto E Cromo

Casos: Curiosidades Sobre Cobalto E Cromo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  7.648 Visualizações

Página 1 de 2

O cobalto é um metal que foi descoberto em sua forma de minério em 1735 e classificado como metal por Georg Brandt em 1742, ele se encontra nos metais de transição na tabela periódica, seu numero atômico é 27 e o peso atômico é de 58,9332 g/mol. A estrutura cristalina do cobalto é do tipo Hexagonal Compacta, no qual seu fator de empacotamento é de 0,74, e sua densidade é de aproximadamente 8,7 g/cm3.

A utilização do cobalto se da por varias formas como as ligas metálicas formadas entre ele e outros metais na produção de imãs com elevado fluxo magnético, ferramentas com cortes rápidos e temperaturas altas. O cobalto é usado em eletrodeposição devido a sua resistência a corrosão, os sais dele dão cor azul a vidros, e também ele é usado para corrigir deficiências minerais em animais.

O cromo é um metal descoberto em forma de minério no ano de 1766 por J. G. Lehmann e em 1797 Louis-Nicholas Vanquelin classificou o cromo como um metal, ele é encontrado nos metais de transição da tabela periódica, seu numero atômico é 24 e o peso atômico é 51,9961 g/mol. A estrutura cristalina do cromo é a Cubica de Corpo Centrado, seu fator de empacotamento é de 0,68 e sua densidade é de aproximadamente 7,1 g/cm3.

O cromo é usado para endurecer aços inoxidáveis, pois sua superfície é dura e resistente à corrosão, ele também da coloração verde-esmeralda a vidros, a mistura dele com outros elementos cria diversas utilidades ao cromo como o bi cromato de potássio que é usado como agente oxidante, e a cromita na produção de tijolos neutros.

Em retomada aos fatos citados, o cobalto e o cromo são importantes metais, pois, ajudam na proteção contra a corrosão, devido a sua grande resistência, na produção de materiais necessários em indústrias e construções, e eles também são utilizados em pinturas de vidro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com