TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobalto E Rubidio

Dissertações: Cobalto E Rubidio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.

O Cobalto é um mineral que integra a vitamina B-12, cujo nome é cianocobalamina. A vitamina B-12 é necessária para a formação dos corpúsculos do sangue, do revestimento dos nervos e de várias proteínas. Também se envolve no metabolismo dos hidratos de carbono e da gordura e é essencial para o crescimento.

Já o Rubídio é um mineral bastante raro que não é muito abundante no corpo humano. Mas apesar de sua raridade e baixa presença no corpo, ele tem algumas funções muito importantes realizadas na área da saúde.

Cobalto

O cobalto (Co) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente de cor cinzenta, brilhante e magnético, que se localiza no grupo 9 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atômico 27 e massa atômica 58,933 200.

Encontrado

O metal não é encontrado em estado nativo, mas sim em diversos minerais, razão pela qual é extraído normalmente junto com outros produtos, especialmente como subproduto do níquel e do cobre. Encontramos o Cobalto nas minas de cobaltita, eritrina, cobaltocalcita e skuterudita.

Necessidade no funcionamento do corpo

Esse elemento desempenha uma função importante no metabolismo dos hidratos de carbono e desenvolve um efeito de vaso dilatação sobre o sistema arterial, age, portanto, como hipotensor. Além do mais, por sua intervenção reguladora sobre o sistema nervoso simpático, é indicado em todos os tipos de manifestações próprias da disfunção do simpático. Associado ao manganês, será prescrito na diátese neuroartrítica ou em caso de distúrbios circulatórios periféricos ou coronários.Esse complexo é, pois, indicado para as cãibras, para o problema de peso nas pernas que se sucede ou não às flebites, assim como para as varizes ou úlceras varicosas.

Outra função é prevenir a anemia, por meio da produção de células. Observa-se deficiência do cobalto em doenças como anemias, ansiedades, diarréias, fadigas físicas e mentais, nas hipertensões arteriais, nas palpitações e tremores de extremidades. O que pode inibir sua presença no organismo humano são as deficiências de vitamina B-6 e ferro.

Recomenda-se a ingestão de vegetais, em especial a lentilha, produtos à base de soja e seus derivados, peras, cerejas, leites e laticínios.Um fato interessante é que as pessoas que mantêm uma dieta vegetariana possuem níveis de cobalto inferiores aos de uma pessoa que tem o hábito de comer carne. Isso pode levar à anemia e aos outros efeitos já mencionados.

A quantidade insuficiente de ácido clorídrico no estômago, dificulta a digestão e a assimilação do cobalto que está sendo ingerido. A insuficiência do pâncreas, que elabora muitas enzimas digestivas, os "detergentes do corpo", também acarreta redução nos níveis de cobalto. Outro exemplo são os diabéticos, que, além do baixo teor de cobalto no organismo, também possuem deficiência de vitamina B12. A vitamina B12 refere-se a um grupo de corrinóides que contêm cobalto, conhecidos como cobalamina.

Na dieta humana, a vitamina B12 é fornecida principalmente por produtos animais, em particular a carne de órgãos (fígado, rins, coração, cérebro). Outras boas fontes são o peixe, os ovos e os lacticínios. Os alimentos de origem vegetal são essencialmente desprovidos de vitamina B12.

Rubídio

O Rubídio é um elemento químico pertencente à família dos Metais Alcalinos (1A) cujo símbolo é Rb, número atômico 37 (37 prótons e 37 elétrons) e massa atômica 85,5 u.

Composição

O rubídio é essencialmente constituído por dois isótopos, o 85Rb e o 87Rb (que corresponde a cerca de 28%), sendo este último ligeiramente radioativo. O rubídio tem uma maior propensão para ser absorvido por células cancerígenas, já tendo sido utilizado para localizar, através da sua radiatividade, tumores no cérebro, ainda num estado de evolução inicial.

Necessidade no funcionamento do corpo

O rubídio mineral desempenha um papel essencial na síntese de enzimas. Uma enzima que ajuda a criar rubídio é muito essencial para a boa absorção da glicose em seu corpo. Sem rubídio para ajudar a ação da enzima, as moléculas de glicose não seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com