TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio Por Absorção E Custeio Variável

Artigo: Custeio Por Absorção E Custeio Variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 7

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Custeio por Absorção e Custeio Variável

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o funcionamento do Custeio por Absorção e do Custeio Variável, assim como apresentar uma comparação básica dos dois sistemas, apresentando informações sobre as particularidades de cada sistema de custeio com o intuito de expor as vantagens e desvantagens competitivas no meio empresarial.

Esta pesquisa foi realizada através de sites da internet e pesquisa bibliografias, que possibilitou uma abordagem sobre as duas formas de custeio e assim construir uma analise comparativa, expondo suas vantagens e desvantagens.

Deve-se lembrar também que segundo as leis brasileiras, o único método de custeio autorizado e aceito pela receita federal é a do custeio por absorção.

CUSTEIO

Segundo Crepaldi (2004, p. 223) “Custear significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos.”.

Para o autor, a forma pela qual os custos são ajustados aos seus portadores finais chama-se Método de Custeio, onde Métodos de custeamento são formas de apuração destes custos.

O ponto comum entre esses métodos é a preocupação com a administração dos custos indiretos mesmo apresentando uma diferença fundamental:

Cada um deles apresentam dados gerenciais específicos, dando a Contabilidade de Custos a possibilidade de produzir diferentes informações, que vão atenderam as suas necessidades de forma distintas. A apropriação dos custos aos seus portadores finais pode se dar de duas formas:

1. Alocação integral dos custos do ciclo operacional interno, a qual denomina-se de Custeio por Absorção;

2. Apropriação somente dos custos variáveis, à qual nomeia-se de Custeio Variável.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

O método de custeio em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais é chamado de Custeio por Absorção . O procedimento é fazer com que cada produto e/ou serviço absorva parte dos custos diretos e indiretos ligados sua à fabricação. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são rateados para os produtos acabados. Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit).

A distinção fundamental existente no Custeio por Absorção é entre custos e despesas. As despesas são lançadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados não vendidos são ativados nos estoques destes produtos. (MARTINS. 1998).

Na legislação tributária brasileira reativo imposto de renda, esse método é o indicado, sendo proibido o chamado método direto ou variável.

Para Crepaldi (2002) o custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade e é adotado pela legislação fiscal no Brasil

VANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

• Pode melhorar a utilização dos recursos, absorvendo todos os custos da produção permitindo apuração do custo total de cada produto;

• Ele está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) e as leis tributárias.

• É menos custoso de programar, pois não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis.

DESVANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

• Os custos são quase sempre distribuídos à base de critérios de rateio, quase sempre com grande grau de arbitrariedade;

• O custo fixo por unidade depende ainda do volume de produção; pior de tudo isso, o custo de um produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto.

• Segundo Martins (1998), a desvantagem deste método está no aspecto gerencial, já que todos os custos deverão se incorporar aos produtos, inclusive os fixos. Deve-se utilizar algum critério de rateio para alocação destes custos. Assim, mesmo que o critério de rateio seja o mais ideal, haverá um certo grau de arbitrariedade na alocação de custos.

• Fixação dos preços sem conhecer a margem real de cada produto vendido e de forma menos eficaz visando resultado global.

CUSTEIO VARIÁVEL

Custeio Variável é o método onde apenas os custos variáveis são aplicados aos produtos e os custos fixos lançados diretamente no resultado como despesas. Esse sistema também é conhecido como método de custeio direto, por causa dos custos variáveis serem como regra, direta. Custeio Variável é indicado para controles gerenciais, consiste na apropriação somente dos custos variáveis aos produtos. São aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matérias-primas. (VICECONTI, 2001)

Os custos fixos não são rateados para os produtos, mas considerados como custo do período, pois independem do volume de produção.

Se num determinado período for vendida toda produção acabada o lucro bruto por este método será maior do que o apurado pelo método Custeio por Absorção, devido apropriar apenas os custos variáveis. Na mesma hipótese o lucro líquido será igual, pois o custo fixo integrado aos produtos vendidos no método absorção estará em despesas operacionais no variável.

Partindo do princípio de que os custos da produção em geral, são apurados mensalmente e de que os gastos incorporados aos custos devem ser aqueles incorridos e registrados na contabilidade, esse sistema de custo depende de um suporte do sistema contábil, de forma que o Plano de Contas separe, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com