TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células-Tronco

Artigo: Células-Tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

As células-tronco têm essa denominação por terem a capacidade de regenerar células do sangue e de outros tecidos que compõem o corpo humano. Essas células têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células. As células-tronco são o núcleo de uma nova área da ciência denominada medicina regenerativa. Pelo fato de as células-tronco conseguirem constituir diferentes tecidos do organismo, elas têm o potencial de tratar muitas doenças, incluindo a de Parkinson, a de Alzheimer's, a diabetes e o câncer. Futuramente, elas também poderão ser usadas para regenerar órgãos, diminuindo a necessidade de transplantes e cirurgias relacionadas.

As células-tronco podem ser divididas basicamente em quatro tipos:

células-tronco embrionárias - retiradas de embriões humanos;

células-tronco fetais - retiradas de tecidos fetais;

células-tronco umbilicais - retiradas do cordão umbilical;

células-tronco adultas - retiradas de tecidos adultos.

As células-tronco embrionárias e fetais são capazes de se transformar em uma grande variedade de células em relação às células-tronco adultas.

Em abril de 2001, pesquisadores da UCLA (University of California - Los Angeles) (em inglês) e da Universidade de Pittsburgh (em inglês) encontraram células-tronco na gordura aspirada de pacientes durante lipoaspiração. Antes, as células-tronco eram encontradas apenas na medula óssea, em tecidos do cérebro e tecidos fetais - o que causava problemas logísticos e éticos. As células-tronco da gordura são capazes de amadurecer em outros tipos de células específicas, incluindo músculos, ossos e cartilagens, mas existem outros tipos ainda desconhecidos.

Antes de serem transplantadas para um tecido a fim de começar a sua regeneração, as células-tronco têm que ser submetidas a uma diferenciação. A diferenciação é o processo pelo qual os cientistas pré-especializam essas células, que seria quase uma pré-programação para que se tornem células específicas. Essas células são injetadas na área do corpo que será tratada com regeneração tecidual. Quando as células-tronco entram em contato com substâncias de crescimento no organismo, essas substâncias programam as células-tronco para se desenvolver no tecido ao seu redor.

As células-tronco já estão sendo usadas para tratar a leucemia e para fazer algumas correções articulares. Por exemplo, um transplante de medula óssea é realizado pela injeção de células-tronco do doador na corrente sangüínea do paciente. As células-tronco da medula óssea também têm a capacidade de restaurar o fígado. Cientistas continuam pesquisando a fim de descobrir se elas poderiam corrigir os danos cerebrais resultantes do mal de Parkinson.

A próxima etapa será descobrir o que faz com que elas se transformem em tipos específicos de células. Sabendo isso, será possível cultivar células que se adaptem perfeitamente às dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com