TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DDT (diclorodifeniltricloroetano)

Trabalho Universitário: DDT (diclorodifeniltricloroetano). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 2

DDT

• O que é?

O DDT (diclorodifeniltricloroetano) é um pesticida que foi muito utilizado, na altura da Segunda Guerra Mundial, como forma de proteção contra insetos que transmitem doenças (como a malária) e como modo controle de pragas na agricultura. O uso do DDT foi abandonado por volta dos anos 70 em praticamente todo o mundo, pelos seus efeitos adversos no ambiente. Hoje em dia, só é utilizado em alguns países (maioria Africanos) como forma de combate contra a malária.

• Quem criou?

Em 1948, o suíço Paul Müller, descobridor moderno do DDT, ganhou o prêmio Nobel de medicina. Curiosamente, Müller não fazia pesquisas médicas, apenas buscava um bom inseticida. Mas seu produto era capaz de eliminar o mosquito Anopheles, transmissor do parasita da malária, uma doença que desde os tempos primitivos flagela a espécie humana e que muitas vezes é fatal.

• Exposição:

Através de alimentos contaminados (vegetais, carne gorda e aves domésticas) de países que ainda utilizam o DDT para combater pestes. Ao aspirar pó contaminado ou água contaminada e bebês que ingerem leite materno de mães que foram expostas.

• Como o DDT pode afetar a saúde?

O DDT afeta o sistema nervoso, causa tremores, excitação e pesquisas comprovam que ele também é cancerígeno.

• Como reduzir o risco de exposição?

Cozinhando as carnes, lavando frutas e vegetais, tomando cuidado com a água e alimentos ingeridos em geral.

• O que fazer ao ser exposto?

Beber grande quantidade de água; Lavagem gástrica se necessário; Lavar os olhos em água corrente; Jogar a roupa contaminada no lixo; A pele exposta deve ser lavada delicadamente com água e sabão.

• Ambiente:

O DDT e os seus metabolitos podem ser transportados de um meio a outros por processos de solubilização, adsorção, remobilização, bioacumulação e volatilização. Por outro lado, pode ser transportado dentro do mesmo meio por correntes, vento e difusão. Ar: Existe na atmosfera tanto adsorvido por partículas de pó como na forma de vapor. Por estas formas ele pode ser transportado pelo vento chegando a zonas distantes do seu local de aplicação. Água: Uma vez que o DDT não é solúvel em água, ele não é dissolvido pela chuva, o que contribui para sua persistência no ambiente. O DDT tem grande tendência para se adsorver a superfícies, sendo assim, quando chega à água já se encontra ligado a partículas do solo e assim permanece. O DDT pode sofrer biotransformação e fotolise na superfície da água. É também bioconcentrado em organismos aquáticos e bioacumula-se na cadeia alimentar. Solo: Quando o DDT e metabolitos são depositados no solo são fortemente adsorvidos. No entanto, podem ser revolatilizados para o ar, o que ocorre mais frequentemente em solos úmidos do que secos.

O DDT pode então ser absorvido por plantas, que, por sua vez, são comidas por animais, sendo bioacumulado no leite e tecido adiposo desses animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com