TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DE INESPERADO

Relatório de pesquisa: DE INESPERADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

CONTINGÊNCIA

“Contingência” significa incerteza ,eventualidade,possibilidade de um fato acontecer ou não.

Assim tal fato pode ser conhecido pela experiência e pela evidencia e não pela razão.

Logo a abordagem contingencial propõe que a eficácia organizacional só é atingida após o uso de variados modelos , ,isto é, não existe uma forma única de se atingir um objetivo.

Como consequência,ao estudar as organizações complexas,concluímos que sua estrutura e seu funcionamento dependem de variáveis externas,como o ambiente e a tecnologia.

E em cada caso,o modelo deve ser apropriado para cada situação,estrutura e o funcionamento das organizações.

TEORIA DA CONTIGÊNCIA

Para a Teoria da contingência tudo é relativo,tudo depende,isto é nada é absoluto ou definitivo,tanto nas organizações como na administração não há planos,estruturas ou controles que atendam a todas as situações também diferentes.

ORIGEM DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA

Ela nasceu da tentativa de se encontrar um modelo de estrutura organizacional eficaz na indústria,através de uma série de pesquisas .Como conclusão chegou-se a:há dependência do ambiente externo,melhor dizendo não há um único e melhor caminho.

A PESQUISA DE CHANDLER

CHANDLER investigou e comparou quatro grandes empresas americanas:DUPONT,GENERAL MOTORS,STANDAR OIL e SEARS ROEBUCK.

Sua conclusão foi a de que suas estruturas foram ajustadas adaptadas a estratégia usada por todas elas segundo Chandler as grandes empresas americanas passaram por quatro fases.

ACUMULAÇÃO DE RECURSOS:iniciada após 1865 com a ampliação das instalações.

RACIONALIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS:contenção dos custos ,criação de estrutura funcional com linhas de autoridade e comunicação.

CONTINUAÇÃO DO CRESCIMENTO:eficiência nas vendas,compras,produção e distribuição.

RACIONALIZAÇÃO DO USO DE RECURSOS EM EXPANSÃO:estrutura departamentalizada e autônoma ,planejamento a longo prazo,preocupação com os objetivos e avaliação do desempenho,descentralização das operações e centralização dos controles

A Pesquisa de BURN E STALKER

Os sociólogos Burns e Stalker pesquisaram 20 industrias inglesas com a finalidade de constatar a correlação entre as praticas administrativas e o ambiente externo.Como conclusão estabeleram dois tipos de organização:mecaniscista e orgânicas.E suas características eram:

Mecaniscistas:estrutura burocrática,presença de especialistas,decisões em níveis superiores,hierarquia rígida e controle simples,ênfase na teoria clássica.

Organicas:estrutura flexível,decisões delegadas em níveis mais baixos,amplitudes de controle,ênfase na Teoria das Relações Humanas.

Concluindo,afirmaram que a forma mecanicistas é a mais adequada quando as condições ambientais são estáveis,e que a forma orgânica é a mais adequada quando as condições ambientais são de mudança de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com