TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPESAS ESPECÍFICAS E DESPESAS - MATERIAIS, TRABALHO, CUSTOS INDIRECTOS E DESPESAS

Tese: DESPESAS ESPECÍFICAS E DESPESAS - MATERIAIS, TRABALHO, CUSTOS INDIRECTOS E DESPESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  4.036 Palavras (17 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 2 – CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS – MATERIAIS, MÃO-DE-OBRA, CUSTOS INDIRETOS E DESPESAS

Esta atividade é importante para que você e sua equipe compreendam o processo de departamentalização e como ratear os custos e despesas específicos a cada produto.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 – Ler os capítulos 4 e 5 do Livro-Texto da disciplina.

Passo 2 – Elaborar resumo de até seis laudas, em forma de tópicos, sobre conceitos, utilização e abrangência dos custos e despesas específicos, e também sobre critérios de rateio e departamentalização estudados no Passo 1.

• Custos dos Materiais: O custo específico das empresas é àquele pertencente à atividade produzida. Exemplos: mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. Estão associados aos procedimentos de avaliação de estoques; Os principais tipos de ativos considerados estoques são: materiais para produção, materiais em estoque não destinados à produção normal, e mercadoria para comercio ou produtos acabados, entre outros.

• O maior objetivo do custeio de estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. A adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques, provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa. Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido. Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque, a lista desses fatores, excluindo a definição do lucro, incluiria: Aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda; A parte prática da determinação do custo; Objetividade do método; Objetividade do método; Utilidade do método para decisões gerenciais.

• O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço desses materiais, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos. Na prática os custos podem variar de uma compra para a outra, e não é necessário (a não ser no caso de produtos perecíveis), determinar de qual lote específico o consumo foi realizado para se efetuar a baixa do estoque.

• Os métodos mais comuns para se avaliar o estoque são: Custo médio; Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS); Último a entrar, primeiro a sair (UEPS);

• Custo de produção: é o custo associado às unidades produzidas, é o custo que se pode considerar como “ligação” ou “amarrado” às unidades produzidas. É considerado como de ligação em virtude de ser o resultado da aplicação do custo unitário nas quantidades utilizadas (saídas) do processo, e é por meio dele que transferimos os valores das contas dos produtos em processo de fabricação para a de produtos acabados.

• Custeio das vendas: Os métodos de avaliação antes detalhados também são básicos para a avaliação do Estoque dos Produtos Acabados. As entradas nessa conta reflete na transferência do custo de produção. As saídas desta conta refletem o custo dos produtos vendidos ou o custo das mercadorias vendidas quando se tratar de operações comerciais.

• Custos da mão de obra: Os gastos de mão-de-obra incluirão todos os gastos incorridos pela pessoa jurídica para contratar, treinar, manter, remunerar e desligar seus empregados tanto na área de produção como de administração e comercial.

• Custo de Produção da mão-de-obra direta: A Legislação Fiscal pelas regras estabelecidas de custeio por absorção determina que os custos de mão-de-obra direta devem ser segregados dos de mão-de-obra indireta, que deverão compor o terceiro elemento de custo, ou seja, o custo indireto de fabricação.

• Custos indiretos de fabricação: O único sistema aceito pela legislação fiscal para apropriação dos custos indiretos de fabricação é o denominado “custeio por absorção” por meio do qual os produtos em elaboração receberão, contabilmente, carga pela matéria-prima, mão-de-obra direta e pelos custos indiretos de fabricação aplicados.

• Despesas administrativas e comerciais: Constituem ao lado dos Custos Indiretos de Fabricação, o segundo grande grupo que integra o gasto total de bens e serviços produzidos e vendidos. Essas despesas referem-se exclusivamente às funções administrativas e comerciais da empresa, sem vínculo direto.

• Custo comercial: Entende-se por custo comercial o total dos dispêndios monetários imediatos ou futuros, nos quais a empresa incorre para a obtenção de uma mercadoria ou de um serviço. O custo comercial deverá ser apurado de forma a evidenciar o custo, receita e o lucro das mercadorias vendidas.

• Custo comercial – apropriação: A apropriação das operações de compra e venda de mercadorias pode ser feita de várias formas. Quando a conta de estoques é desdobrada, criam-se subcontas ou desdobramentos de contas capazes de reunir os custos diretos das operações de compra e venda, permitindo assim um conhecimento mais aproximado do custo real das mercadorias vendidas. Os princípios de controles de estoques do comercio são os mesmos de uma indústria, dependendo apenas de adaptação para atendimento das circunstâncias particulares de dada empresa.

• Custos indiretos – comercial: O custo primário da mercadoria objeto de compra e venda compreende o custo de aquisição mais os custos diretamente relacionados com essa mercadoria. Assim, se a empresa vender, por exemplo, móveis, rádios, geladeiras e outros aparelhos de uso doméstico, poderemos conhecer o montante dos custos ocasionados por essas diversas espécies de mercadorias, fazendo entre elas um rateio dos gastos de comercialização e administração. Esse rateio será feito em um mapa apropriado, no qual consideramos a existência dos seguintes departamentos: Departamentos de Rádios e Eletrônicos; Departamentos de Geladeiras; Departamento de Utensílios de Uso Doméstico.

• Custos variáveis – comércio: O custo de mercadorias vendidas do Departamento de Resultados deve refletir os custos primários (materiais e mão-de-obra), somente dos serviços completados, consistentes com as receitas relatadas no mesmo período. O estoque de materiais disponíveis ao final do período (no armazém, loja ou locais de prestação de serviço), deduzindo do total das compras e acrescido ao estoque inicial do período, é usado para determinar o custo das mercadorias ou materiais consumidos nos serviços executados durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com