TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

Tese: CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

Custos dos Materiais: O custo específico das empresas das empresas é àqueles concernentes à atividade produzida. Exemplos: materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. Estão associados aos procedimentos de avaliação de estoques. O termo “Estoque” designa o “conjunto” dos itens materiais de propriedade da empresa, que:

- São mantidos para venda futura; Que se encontram em processo de produção; São correntemente consumidos no processo de produção de produtos ou serviços a serem vendidos.

Os Principais Tipos de Ativos Considerados Estoques São:

- Mercadoria para comercio ou produtos acabados; Materiais para Produção; Materiais em Estoque não Destinados à Produção Normal, chamados também de Indiretos, Auxiliares ou não produtivos; Produtos em Processo de Fabricação ou elaboração; Custos das Importações em andamento referentes a itens de Estoque.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUES E A SELEÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO

O maior objetivo do custeio de estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. A adoção do critério de lucro como base principal para selecionar o método de custeamento dos estoques, provoca alguns efeitos na posição financeira da empresa. Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante consideração é o conceito de lucro líquido. Em adição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque, a lista desses fatores, excluindoa definição do lucro, incluiria:

- Aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda; A parte prática da determinação do custo; Objetividade do método; Objetividade do método; Utilidade do método para decisões gerenciais.

OS CUSTOS DOS MATERIAIS

O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço desses materiais, todos os outroscustos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos. Na prática os custos podem variar de uma compra para a outra, e não é necessário (a não ser no caso de produtos perecíveis), determinar de qual lote específico o consumo foi realizado para se efetuar a baixa do estoque.

MÉTODOS MAIS COMUMPARA SE AVALIAR OS ESTOQUES SÃO:

-Custo médio;- Primeiro a entrar, primeiro a sair ( PEPS); Último a entrar, primeiro a sair ( UEPS).

CUSTO MÉDIO

Este método, também chamado de método da Média Ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo FISCO, e usado amplamente. Por esse método, o valor dos itens de estoque em mãos ao final do período, é representado pela média Ponderada do Custo do Estoque dos itens em mãos no começo do período e de todas as compras efetuadas durante esse mesmo período.

O método do custo médio inclui dois diferentes procedimentos: O da média ponderada; e, o da média móvel. O Custo Médio Ponderado é associado com o estoque periódico, enquanto o Método da Média Móvel requer registros perpétuos. Os dois métodos possuem a vantagem da simplicidade dos cálculos; porém, ambos são passíveis de críticas.

PEPS – PRIMEIRO A ENTRAR, PRIMEIRO A SAIR

Segundo esse procedimento os fatores de custo fluem em estrita ordem cronológica, em função da data da aquisição de cada unidade. A primeira unidade comprada é a primeira a ser utilizada. Esse método baseia-seno princípio de queo custo deve ser carregado pelo valor efetivo do material consumido na produção, pressupondo que os primeiros materiaisa serem usados na produção são os mais antigos do estoque.

UEPS – ÚLTIMO A ENTRAR, PRIMEIRO A SAIR

Esse método assume que o fluxodos Custos incorridos se processa em ordem cronológica inversa. Em outras palavras, depois de realizada a venda ou o consumo do material, os fatores de estoque são transferidos para Custo em Ordem Inversa à da sua entrada. O método pode ser aplicado ao sistema de estoque perpétuo ou periódico. O método UEPS normalmente não reflete o fluxo físico do material e nem tem qualquer relação com mesmo. O UEPS, todavia, somente se aproxima dos custos correntes, visto que mostra o custo das compras mais recentes e este não é, necessariamente, igual ao custo corrente. Ressalta-se que o método UEPS não alcança a realização do objetivo básico, por que os custos das mais recentes aquisições são debitados contra a receita e não o custo total de reposição de todos os itens utilizados.

CUSTEIO DE PRODUÇÃO

Ocusto de produção é o custo associado às unidades produzidas, é o custo que se pode considerar como “ligação” ou “amarrado”às unidades produzidas. É considerado como de ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com