TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE QUININO EM ÁGUA TÔNICA

Dissertações: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE QUININO EM ÁGUA TÔNICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  3.362 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Fluorescência é a capacidade de uma substância de emitir luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

O fenômeno da fluorescência consiste na absorção de energia por um elétron, passando do estado fundamental para o estado excitado ; este elétron ao retornar ao estado fundamental é acompanhado pela libertação de energia em excesso através da emissão de radiação.

Um exemplo desse fenômeno são as lâmpadas fluorescentes, onde uma substância branca que recobre o seu interior de cristal emite luz quando se cria uma corrente elétrica no interior do tubo.

Quinina (fórmula química: C20H24N2O2) é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um estereoisómero da quinidina. O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina.

A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.

Água tónica é um refrigerante que originalmente continha apenas soda e quinina. A água tônica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona que é um sal (hidrocloreto de quinina) que dá o gosto amargo ao produto. A quinina é a principal substância na composição da água tônica, sendo um composto fluorescente, isto é, se for incidido luz ultravioleta na água tônica, ela brilhará.

OBJETIVO

O objetivo desta prática é a determinação do teor de quinino na água tônica (antárctica).

METODOLOGIA

1-Preparo de Solução

Solução padrão de quinino 100 mg/L: Dissolveu-se mg de cloridrato de quinino em aproximadamente 200 ml água e adicionou-se 2.8 ml de ácido sulfúrico concentrado e diluiu-se a 1,0 L.

2-Solução de ácido sulfúrico 0.05 mol/L: Preparou-se 1,0 L

Preparou-se uma solução padrão de quinino 1.0 mg/L: Adicionou-se ml da solução padrão de quinino 100 mg/L em aproximadamente 200ml de água e adicionou-se 1,4 ml de ácido sulfúrico concentrado e diluiu-se a 500 ml.

Curva de calibração: Adicionou-se a solução padrão de quinino 1,0 mg/L nas proporções indicadas na tabela abaixo.

Balão volumétrico

(100 ml) Padrão de quinino

1,0 mg/L

(ml) Concentração dos padrões de quinino

(mg/L) H2SO4

0,05 mol/L

(ml) Intensidade de fluoresceência

1 (BRANCO) 0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com