TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEsafio contemporaneo

Por:   •  1/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Curso de Serviço Social

Serviço Social Contemporâneo

Projeto Étco-Político do Serviço Social com a Reforma Sanitária e Reflexões sobre o Serviço Social e os limites da aplicação de direito

                                                        Acadêmicos:

1º. Semestre EAD

Nome: Fabiana Aparecida de Almeida Machado

RA: 3319530439

Nome: Kelli Cristina Camargo de Farias

RA:3345571195

Nome: Renata Cristina Ferreira Lima

RA:2350458471

Nome: Viviane A. Monteiro dos Santos

RA: 3326043632

Ribeirão Preto- SP

2015

A expansão do Serviço Social no País ocorre a partir de 1945, relacionada com as necessidades do capitalismo no Brasil que ocorreram com o término da 2ª. Guerra Mundial. Os Assistentes Sociais começaram a defender o ensino, pois nos Estados Unidos a profissão tinha um grau mais elevado, a profissão do Serviço Social na América Latina, foi marcada por uma visão crítica de Sociedade lançada por uma imagem de posicionamentos críticos à dominação capitalista, a luta de direitos sociais é uma bandeira de segmentos importantes.

Então os Assistentes Sociais trabalhavam como mediadores em hospitais, entre instituição e população com a finalidade de viabilizar o acesso aos serviços e benefícios à população usuária.

Na década de 60 começa a surgir alguns questionamentos de Assistentes Sociais quanto ao conservadorismo da profissão, após 64 o Estado vai intervir na questão social por meio do biômio repressão-assistência, burocratizando e modernizando a máquina estatal. Na década de 70 o Brasil luta pela democratização.

Em 1988 é estabelecida a Constituição Cidadã que determina o que é mais importante é a saúde: “É um direito de todos e dever do Estado”.

O Serviço Social nos anos 90 foi o período de implantação e êxito ideológico do projeto neoliberal no país. Com a Constituição houve conflitos e contradições entre interesses econômicos e sociais, mas também tivemos muitos avanços como: SUS,  LOAS e o ECA, graças às lutas constantes e vigilantes sobre ações governamentais.

Os mecanismos de ação, influências, pressões que sofre o Poder Judiciário, são essenciais para estabelecermos com clareza os reais limites do estado de Direito. O Poder Judiciário vive uma crise de identidade reduzindo assim sua autonomia. A população acorre ao judiciário em busca de seus direitos, houve criações de Tribunais Especiais e de Pequenas Causas, apesar dessas conquistas o sistema de justiça está corroído na sua base de Direito, executando assim a justiça apropriada para um momento de crise, e não uma justiça que busca garantia de direitos.

 

Referências Bibliográficas

http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-3.pdf acesso em 30/03/15;

http://www.ssrevista.uel.br/c_v6n2_silvia.htm, acesso em 30/03/15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com