TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CONCEPÇÃO MARXISTA NA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

ROGÉRIO DE SOUSA JANUÁRIO 1043746

OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CONCEPÇÃO MARXISTA NA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

MÓDULO C – CICLO II- FASE II – ANO 2016

                                                           DISCIPLINAS:

- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: DIMENSÃO METODOLÓGICA;

- FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: DIMENSÃO TEÓRICO/MARXISMO;

ALTAMIRA – PARÁ

2016

ROGÉRIO DE SOUSA JANUÁRIO 1043746

OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CONCEPÇÃO MARXISTA NA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

MÓDULO C – CICLO II- FASE II – ANO 2016

Artigo do Portfólio do Ciclo 2016 Módulo C – CICLO II - Fase II, apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional - Uninter.

Tutor Local: JACKSON BARBOSA DA COSTA SAMPAIO

Centro Associado (PAP): ALTAMIRA

ALTAMIRA – PARÁ

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca apresentar, da maneira mais breve possível, uma visão da importância do conhecimento para o profissional de Serviço Social, frente aos desafios e problemáticas da atualidade em que ele se encontra. Assim, far-se-ão necessárias pesquisas bibliográficas, através de artigos, livros e periódicos, no sentido de compreender alguns dos desafios contemporâneos da concepção marxista na profissão de Serviço Social.

Nesse sentido, será feita o conceito de concepção teórico - hegemônica da profissão, para logo depois, abordar os desafios enfrentados na atualidade, no uso da teoria crítico-marxista na atividade de Assistente Social. Por fim será feita uma análise de como o Assistente Social poderá vir a aplicar a teoria marxista em sua prática profissional

OS DESAFIOS DA CONCEPÇÃO MARXISTA NA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

O Serviço Social percorreu um longo trajeto no avanço de uma elaboração literária que subsidiasse seus profissionais na leitura da realidade. Para tanto, foi necessária um profundo estudo da herança marxista, no sentido de perceber os desafios em torno de um projeto ético-político. Como se vê:

Os paradigmas teóricos-metodológicos de análise da realidade e que orientam os profissionais também estão comprometidos. É necessário não apenas uma leitura aprofundada da herança marxista se quisermos tecermos aprofundamentos em torno do projeto ético-político, pois as questões que o desafiam na contemporaneidade são múltiplas. Trata-se de uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valoração ética que está intimamente vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade que se relacionam com os diversos projetos coletivos (profissionais ou não) em disputa na mesma sociedade. (MONTEIRO, ANO, p. 03)

Assim, o Marxismo é adotado com concepção teórico-hegemônica contemporânea do Serviço Social, por oferecer a base necessária para a atuação direcionada, com finalidades e objetivos bem delimitados, sempre partindo da problematização da realidade circundante, numa sociedade composta por classes em frequente situação de enfrentamento.

A tradição marxista concebe o estado como um aparelho repressivo, uma máquina de repressão que permite às classes dominantes assegurar a sua dominação sobre a classe operária, extorquindo desta última a mais-valia. O Estado é, antes de qualquer coisa, o Aparelho de Estado, termo que compreende não somente o aparelho especializado, mas também o exército (que intervém como força repressiva de apoio em última instância), o Chefe de Estado, o Governo e a Administração, definindo o Estado como força de execução e de intervenção repressiva a serviço da “classe dominante”. (MONTEIRO, ANO, p. 03)

Os profissionais do Serviço Social enfrentam alguns desafios na atualidade, o que dificulta o rompimento com as características conservadoras e a adoção da teoria crítica marxista como ferramenta e subsídio para o trabalho. Nas observações do campo é comum encontrarmos desconhecimentos e imprecisões quanto ao marximo e até mesmo justificarem uma completa ausência de reflexão teórica crítica X prática/intervenção, tido até mesmo como dicotômicos. Como se vê:

No amadurecimento da tradição marxista recorre-se à ontologia social. Recupera o pensamento de Marx e demonstra como e em que medida ele é uma ontologia do ser social, uma investigação do que o Ser social é. Marx inaugura uma nova concepção de mundo ao colocar o homem como o único e grande protagonista da história. (SANTIAGO & GONÇALVES, 2013, p. 03)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com