TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com Kimura

Resenha: De acordo com Kimura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

Segundo KIMURA (2007), “Atualmente, todas as etapas presentes no projeto de um edifício, desde o lançamento dos dados, passando pela análise estrutural, dimensionamento e detalhamento dos elementos, até a impressão de desenhos, de alguma forma, são influenciadas pela rapidez e precisão que a informática proporciona. Um edifício inteiro é processado em minutos e todos os seus dados armazenados em um pequeno ‘pen-drive’”.

Diante desse cenário, este trabalho visa realizar uma comparação entre os resultados do cálculo de esforços e dimensionamento de um edifício a partir de duas situações distintas: primeiramente da maneira que nos deparamos durante a graduação em Engenharia Civil, realizando manualmente os cálculos e detalhamentos, e em seguida pelos meios largamente utilizados nos dias de hoje pelos escritórios e profissionais que elaboram projetos estruturais, com o auxílio de microcomputadores e softwares disponíveis no mercado.

Para isto iremos utilizar como ferramenta computacional o software de cálculo CAD/TQS®. A TQS Informática Ltda. é uma empresa brasileira e foi fundada em 1986, desde então muitos aprimoramentos e atualizações já foram feitas no software de cálculo por eles fornecido. O CAD/TQS® é um sistema computacional gráfico destinado à elaboração de projetos de estruturas e atualmente existe a possibilidade de dimensionar estruturas em concreto armado, protendido, pré-moldado e alvenaria estrutural. O programa engloba todas as etapas de um projeto, realizando inclusive o detalhamento de armaduras, sendo um sistema integrado, de cálculo, processamento e desenhos, além disso vale ressaltar que o seu desenvolvimento está integralmente baseado nas normas técnicas de concreto armado, NBR6118:2003.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com