TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deporto Orientação

Trabalho Universitário: Deporto Orientação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DO JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

ESTÁGIO III

RELATÓRIO FINAL

NOME: ROGÉRIO GIL GONZAGA PÓLO: RESENDE

MATRICULA: 13213010421 CURSO: MATEMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III

Relatório de Estágio IlI do Curso de Licenciatura em Matemática do CEDERJ, realizado no Colégio Estadual Ezequiel Freire, junto à turma do 1º, 2º e 3º ano da EJA e Nova EJA.

Regente Tutor: Lucimar Gonçalves da Silva Souza

ITATIAIA – 12 Nov 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................1

2. ATIVIDADES REALIZADAS........................2

3. AVALIAÇÃO.................................................3

4. CRITICAS E SUGESTÕES..........................3

5. CONCLUSÃO..............................................4

1. Introdução

O Estágio III do curso de Matemática foi realizado no Colégio Estadual Ezequiel Freire, situado na rua São José, nº 70, bairro Jardim Itatiaia, Itatiaia, no período de 14 de agosto a 11 de novembro de 2013, com a finalidade de cumprir a carga horária do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense, do Consórcio CEDERJ, proporcionando a vivência da dinâmica escolar das diversas atividades pedagógicas do interior escolar.

Acreditando que o estágio é de suma importância na formação do professor, pois além das observações e as coparticipações. Ao observarmos, estamos enriquecendo nossa prática pedagógica e tendo maior clareza da importância do olhar amplo, investigador, nas participações das atividades, através de exercícios, aulas e orientações aos alunos, complementamos ainda mais a formação, momentos que podemos contribuir na formação dos alunos.

Instrumental importante na vida do ensinar do educador é o ver (observação), o escutar e o falar. Assim como, para estar vivo, não basta o coração batendo, para ver não basta estar de olhos abertos. Observar, olhar o outro e a si próprio, significa estar atento, buscando o significado do desejo, acompanhar o ritmo do outro buscando sintonia com este.

Direção e Assistente Técnica Pedagógica estiveram à disposição para qualquer necessidade durante o estágio, assim como a professora de Matemática, Lucimar professora Regente.

As aprendizagens são muitas. Devido à falta de experiência na área, ao fim do estágio colhem-se muitas coisas boas para o desenvolvimento pessoal e profissional do graduando. A interação professor X aluno, as várias formas de ensinar, o conhecimento que o professor adquire referente aos alunos e sua atual visão global dos fatos e assuntos em geral são exemplos de benefícios e principalmente de desenvolvimento profissional que o professor adquire ao lecionar.

• Caracterização da escola

A escola possui 01 prédio de 02 andares, 10 salas de aula, um laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, secretaria, sala de administração, sala dos professores, banheiro dos professores, banheiro de alunos, sala de orientação, cozinha, refeitório contendo mesas e bancos, pátio coberto, banheiros masculino e feminino, uma quadra de esportes coberta, conta com a colaboração de uma diretora-geral, uma diretora noturno, duas secretárias, duas assistentes técnicas pedagógica, uma orientadora, uma administradora, dois técnicos para sala informatizada, duas merendeiras e três serventes e segurança diurno e noturno.

As salas de aula medem aproximadamente 16m x 12m, é bem iluminada, possui janelas somente em um dos lados, mas pelo seu tamanho físico, é muito bem arejada e carteiras em bom estado de uso, quadro para caneta de quadro branco. A escola em geral atende um público de classe média, com alunos no período da manhã, tarde e noite.

2. Atividades realizadas

• Descrição resumida das atividades

Entre diversos assuntos vistos no decorrer do estágio, ressalto as aulas de porcentagem, matemática financeira, estatística e probabilidades.

Atividade de correção de exercícios em sala de aula, foram várias estas atividades as quais pude interagir com os alunos, tirando as dúvidas e explicando os conteúdos abordados. Atividades de tiradas de faltas nas diversas turmas de aula, momento de interação e conhecimento entre alunos e professor.

Atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com