TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Responsabilidade E Meio Ambiente

Casos: Desafio Responsabilidade E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES ANHANGUERA

Curso ADMINISTRAÇAO Período Letivo 2011/2

Semestre2º Semestre

Disciplina Responsabilidade Social e meio Ambiente

Nome Tutor Presencial: Margareth Aparecida Ferreira

Nome Professor EAD : Edilene Maria de Oliveira

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Patricia Cristina G. Oliveira R.A:2307351053

Silvia Aparecida Fernandes R.A: 2306318941

Maria da Solidade Ferreira R.A: 2307351106

Maria Célia da Silva Carmo R.A: 233 7455053

Adélia Rangel Orsolano Santos R.A: 2636486549

CAMPINAS

2011

SUSTENTABILIDADE

Conceito:

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Propósito e Valores

Propósito: Promover a convergência e disseminação de conhecimentos e práticas para a sustentabilidade

Valores:

Vida - em todas as suas formas de manifestação:Respeitamos e valorizamos a vida. Entendemos que as comunidades devem ser nutridas para melhoria da qualidade de vida.

Ser Humano Integral – corpo, mente e espírito:Consideramos o Ser Humano Integral – corpo, mente e espírito – na idealização e realização de nossas ações.

Diversidade:A Diversidade significa para nós a possibilidade de uma criação mais abundante, vigorosa e resiliente. Através da parceria e da atuação em rede temos a possibilidade de crescer com a complementaridade e a sinergia.

Sensibilidade – com afetividade e empatia: A sensibilidade para nós compreende a afetividade com empatia nos relacionamentos com as pessoas, com as outras espécies e com a vida. A responsabilidade social e o reconhecimento são entendidos por nós como complementos da sensibilidade.

Aprendizado: O aprendizado para nós significa a certeza de que estamos todos ainda a caminho e vemos no diálogo a possibilidade de promover trocas de percepções quanto ao nosso entendimento da vida e nossa ação no mundo.

Verdade: A verdade para nós inclui a ética e a transparência como base para a criação de elos de confiança.

O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos ou dimensões principais, a saber:

• Sustentabilidade Social* - melhoria da qualidade de vida da população, eqüidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular;

• Sustentabilidade Econômica* - públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia;

• Sustentabilidade Ecológica* - o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental;

• Sustentabilidade Cultural* - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais;

• Sustentabilidade Espacial* - equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada;

• Sustentabilidade Política - no caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos;

• Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.

As Aplicações da Política Nacional de Meio Ambiente quanto ao planejamento ambiental:

A Lei N.º 6.938, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art. 235 da Constituição, estabelece a Política Nacional de Meio ambiente com o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental do país através do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).

O SISNAMA é um sistema que congrega órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, incluindo o Distrito Federal, da seguinte maneira:

– O Conselho de Governo é o órgão superior do SISNAMA e o responsável por assessorar o Presidente da República na formulação de diretrizes para a Política Nacional de Meio Ambiente;

– CONAMA, ou Conselho Nacional de Meio Ambiente, é o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA que estabelece parâmetros federais (normas, resoluções e padrões) a serem obedecidos pelos Estados.

– Ministério do Meio Ambiente (MMA) é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação , controle e supervisão da Política Nacional de Meio Ambiente.

– Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é o órgão executor, responsável por formular, coordenar, fiscalizar, executar e fazer executar a Política Nacional de Meio Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com