TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de escolas de serviço social

Artigo: Desenvolvimento de escolas de serviço social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  409 Visualizações

escola chilena; inclusive, foi uma ex-diretora desta que assumiu a direção da escola peruana.

A segunda etapa do governo do presidente Oscar Benavides, que teve inicio em 1933, foi marcada por reformas sociais com a criação de órgãos e institutos tendo por objetivo o controle dos movimentos populares e evitar a repressão que entendeu ser insuficiente, assim como modernizar o Estado. Dentro dessas concessões sociais foi criada em 1937, a Escola de Serviço Social do Peru.

O SURGIMENTO DAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL NO Rio de janeiro

No Rio de Janeiro a fundação das escolas foi amparada pelo Grupo de Ação Social, Escola de Enfermagem Ana Nery e Juizado de Menores, embora as duas últimas instituições não tivessem a tutela da Igreja, suas bases doutrinárias eram a moral e os princípios religiosos católicos.

Na capital do país, como ocorreu em São Paulo a primeira escola de Serviço Social surgiu, igualmente, no bojo de um movimento articulado por vários grupos onde leigos atuavam sob uma direção e influência hierárquica.

Em 1937, surge o Instituto de Educação Familiar e Social – formado por duas escolas: uma de Serviço Social e outra de Educação Familiar – respaldado pelo Grupo de Ação Social (GAS).

Por iniciativa do Juizado de Menores funda-se em 1938, a Escola Técnica de Serviço Social orientada para a questão dos menores.

A Escola de Enfermagem Ana Nery incluiu o curso de preparação ao Serviço Social em 1940.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com