TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design de interiores cuidados especiais propriedades maduro par

Artigo: Design de interiores cuidados especiais propriedades maduro par. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Ao perceber que a cobertura de quatro quartos ficou subaproveitada após a saída das três filhas, um casal na faixa dos 70 anos partiu em busca de um imóvel que trouxesse mais qualidade de vida e bem-estar. Para isso, foram para um apartamento de 160 metros quadrados na Bela Vista, na Capital.

Confira na galeria de fotos mais imagens do projeto

No novo lar, a ambientação contemporânea prima por conforto, versatilidade e praticidade, mas sem cara de casa antiga, um pedido dos donos. As características atendem a qualquer tipo de cliente, mas são ainda mais valiosas quando eles têm idades avançadas. Neste caso, são empresários em atividade, viajantes por vocação e praticantes de atividade física – ele cavalga e ela pratica pilates.

– Eles são um tipo de público experiente e exigente que sabe o que quer e agora busca algo definitivo – diz Danni Finkelstein, arquiteto autor do projeto de interiores ao lado da mulher Cris e também arquiteta, ambos do escritório Salus Arquitetos Associados.

Em vídeo, arquitetos citam os cuidados especiais no imóvel de um casal maduro:

Na concepção do projeto, um pedido foi especial: que o imóvel pudesse receber comodamente as filhas e os cinco netos – com idades entre 2 e 17 anos – , seja para pernoitar, para as refeições ou para uma simples visita.

– Com um apartamento menor, mas mais integrado, ficou mais fácil receber, atividade que eles fazem frequentemente. Essa dinâmica familiar não podia ser esquecida – explica Cris.

O que realmente não mudou foi o acervo de obras de arte adquirido ao longo da vida. São pinturas de autores como Ado Malagoli, Alice Brueggeman, Clara Pechansly, Carlos Scliar, entre outros, além de terracotas e bronzes de Vasco Prado que, na parede ou sobre o aparador do móvel da TV, de madeira combinada a mármore, “abraçam” o living como quem está na família há tempo.

Aconchego polivalente

Se no estar social deste apartamento a busca pelo bem-estar predominou, na suíte do casal – com 30 metros quadrados – (acima) essa preocupação esteve ainda mais presente. O projeto da área íntima, de autoria dos arquitetos Danni e Cris Finkelstein, do escritório Salus Arquitetos Associados, previu reformulação na planta baixa ainda durante a construção do prédio, unindo duas suítes em prol da área de um único cômodo.

O resultado foi uma suíte com espaço para a cama queen, saleta de estar, closet com zonas de vestir setorizadas e dois banheiros.

– Seria fácil pensar numa decoração clássica ou datada, mas isso não ocorreu. Ao contrário, eles optaram por um projeto de linhas retas e muito versátil – comenta Cris.

Junto ao pilar estrutural entre os quartos extintos, os arquitetos criaram um móvel dupla-face: uma voltada ao vestiário dela, com gaveteiro e armário aéreo para bolsas. Do outro, um home office, onde a cliente pode acessar o computador de sua empresa.

–Acima do home-office, um pedido deles, a TV ganhou versátil suporte giratório para ser assistida tanto do sofá-cama em frente – que acomoda também os netos nos dias de visita – quanto da cama, um pedido dele, que adora ver TV deitado – relata Danni.

A marcenaria com acabamento em laca fendi acetinada e madeira imbuia foi desenhada pelos arquitetos, bem como o painel estofado em camurça marrom da cama e os criados-mudos em modelos diferentes para cada um dos cônjuges.

Compõem o projeto cuidados específicos: luminotécnica variada – com circuitos tanto para leitura quanto para ver TV e vestir-se ou como luzes balizadoras de marcação do caminho –, carpete antialérgico, pufe-baú no pé da cama para guardar roupas de cama e banqueta para calçar os sapatos.

– Trabalhamos com poucos móveis, mas que sejam usáveis, em vez de peças que não têm utilidade e atravanquem a circulação ou deixem a ambientação opressiva – resume Cris.

No banheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com