TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS dе economia: A pesquisa de design de interiores de serviço

Artigo: ATPS dе economia: A pesquisa de design de interiores de serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS DE ECONOMIA

Etapa 1

Este trabalho está destinado à pesquisa do serviço de design de interiores, buscando compreender como se comporta este mercado e sua expansão perante o público.

O serviço de design de interiores é a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. O profissional harmoniza, em determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

Cada vez mais, a decoração de interiores é uma questão de necessidade, não mais um luxo. Portanto, trata-se de um público novo, que está aprendendo como comprar projetos de design de interiores e que começa a demandar a mão-de-obra deste profissional. Devido à modernidade e crescimento populacional os ambientes vêm perdendo espaço e assim tornando-se cada vez mais compactos, fazendo com que este setor tenha maior procura por todas as classes, já que devido a demanda o serviço vem se tornando cada dia mais essencial para a vivencia em grandes áreas urbanas por isto financeiramente mais acessível.

A perspectiva de crescimento da economia brasileira aliada ao desenvolvimento da indústria da Construção Civil, a estabilidade econômica e o aumento da oferta de crédito para aquisição de imóveis tendem a ampliar o mercado para profissionais ligados a essa indústria, como são os Designers de Interiores. Além disso, o aumento da renda média da população brasileira coloca a classe C como potencial mercado para esses profissionais, que, historicamente, ofereciam seus serviços apenas para as classes A e B. Dessa forma, o mercado se abre para um público que está consciente do papel do profissional. As pessoas vivem e trabalham melhores quando os espaços são agradáveis, apartamentos residenciais com áreas reduzidas, faz com que o proprietário contrate o profissional a fim de aproveitar melhor os ambientes. No setor comercial, lojas, escritórios, restaurantes e bares buscam cada vez mais esse profissional para criar ou reformular o ambiente, revertendo em custo benefício para os empresários que investem em projetos de interiores.

Devido à expansão da classe C, este setor vem obtendo maior prestigio comparado à outra época em que somente as classes A e B poderiam ter acesso a tal prestação de serviços, afinal este serviço era visto também como artigo de luxo para aqueles de maior poder aquisitivo. Conforme pesquisas descritas em uma palestra do profissional Edson D’Aguano, fundador e diretor da Consultive Branding, há conclusões bastante positivas para o setor como a previsão que, em 2013, os brasileiros devam consumir R$5,4 bilhões em artigos de decoração, sendo um crescimento de 8% em relação ao ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com