TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação De Coeficientes De Isolamento Acústico: Medições In Situ E Simulação Computacional

Dissertações: Determinação De Coeficientes De Isolamento Acústico: Medições In Situ E Simulação Computacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  6.720 Palavras (27 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 27

Determinação de coeficientes de isolamento acústico: medições in situ e simulação computacional

Determination of acoustical insulation coefficients: on site measurement and computational simulation

José Augusto Coelho Ferreira

Paulo Henrique Trombetta Zannin

Resumo acústico pela N

o presente trabalho foi medido in situ o isolamento acústico em 11 residências. Os índices de isolamento acústico medidos entre cômodos e de fachada de todas as residências avaliadas apresentaram valores abaixo dos recomendáveis para conforto norma alemã DIN 4109. Os índices de isolamento acústico foram também obtidos, via simulação computacional. Os dados medidos e simulados foram submetidos à análise estatística de T-Hotteling (pequenas amostras), pela qual se indicou que os resultados obtidos in situ e simulados são similares ou iguais.

José Augusto Coelho Ferreira

Laboratório de Acústica Ambiental, Industrial e Conforto

Palavras-chave: Acústica do ambiente construído. Isolamento acústico. Conforto acústico. Tempo de reverberação. Simulação acústica.

Abstract

This paper presents the in situ assessment of the acoustical insulation of 11 dwellings. The acoustical insulation indicators measured between rooms and for the façade, for all dwellings, were below the acoustical comfort values recommended by the German Standard DIN 4109. The acoustical insulation indicators were also obtained through computational simulation. Measured and simulated values were compared using the T-Hotteling statistical procedure (for small samples), indicating that the results from those two different sources were identical or very similar.

Keywords: Acoustical comfort. Acoustical insulation. Reverberation time. Acoustical simulation

Centro Politécnico

Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Paraná

Jardim das Américas

Curitiba – PR - Brasil

CEP 82940-270 Tel.: (41) 361-3433

E

-mail: jacfglobocom

Paulo Henrique Trombetta Zannin

Laboratório de Acústica Ambiental, Industrial e Conforto

Centro Politécnico

Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Paraná

Jardim das Américas

Caixa-Postal: 19011

Curitiba – PR - Brasil

CEP 82940-270

Tel.: (51) 586-8936

E-mail: paulo.zannin@pesquisador.cnpq.br

Recebido em 11/04/06

Aceito em 21/09/06 Laboratório de Acústica Ambiental, Industrial e Conforto Centro Politécnico Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Paraná Jardim das Américas Curitiba – PR - Brasil CEP 82940-270 Tel.: (41) 361-3433 E-mail: jacf@globocom Laboratório de Acústica Ambiental, Industrial e Conforto Centro Politécnico Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Paraná Jardim das Américas Caixa-Postal: 19011 Curitiba – PR - Brasil CEP 82940-270 Tel.: (51) 586-8936 paulo.zannin@pesquisador.cnpq.br 12/04/07

Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 15-29, abr./jun. 2007.

ISSN 1678-8621 © 2007, Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Todos os direitos Reservados.

15

16 Ferreira, J. A. C.; Zannin, P. H. T.

Introdução

A poluição sonora é hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tipo de poluição que atinge o maior número de pessoas no mundo, depois da poluição do ar, proveniente de emissões gasosas, e da poluição da água (WHO, 2003).

O crescimento das cidades e o aumento do número de automóveis e de aeronaves que trafegam no perímetro urbano das metrópoles vêm contribuindo para elevar ainda mais a emissão do ruído no meio urbano. Vários pesquisadores têm buscado caracterizar esse ruído e identificar os malefícios que eles acarretam aos seres humanos (KAGEYAMA, 1997; MASCHKE, 1999; ZANNIN et al., 2003; PAZ et al., 2005). Esses trabalhos mostraram um número crescente de reclamações da população urbana, em todos os continentes, devido ao incômodo causado pelo ruído, tais como irritabilidade, aumento da pressão arterial, dor de cabeça, insônia, estresse e liberação de hormônios como cortisol e adrenalina. Em outros trabalhos foram estudadas as reações psicofisiológicas ao ruído, como em Belojevic e Jakovlevic (1997) e em Maschke (1999), em que é apontado que a exposição para uma população urbana a níveis sonoros acima de Leq = 65 dB(A) pode levar os indivíduos afetados a disfunções de comportamento. Outra constatação apresentada por esses trabalhos é que o ruído de tráfego é considerado pela população como o principal causador de incômodo. Por exemplo, no trabalho realizado por Zannin et al. (2002), em que foram realizadas entrevistas junto à população de Curitiba, 73% dos respondentes apontaram o ruído de tráfego como a principal fonte de incômodo, seguido pelo ruído gerado pelos vizinhos, com 38%.

Considerando-se que tanto o ruído de tráfego como o ruído da vizinhança causam incômodo às pessoas no interior de suas residências, é possível pressupor que estas não apresentam um bom desempenho quanto ao isolamento acústico e, portanto, não estão cumprindo uma de suas finalidades, que é a de proporcionar conforto acústico a seus ocupantes. Esse fato é ainda mais crítico em países como o Brasil, que, ao contrário de países como a França, a Alemanha, os Estados Unidos e a Espanha, não possui normas que especifiquem os valores mínimos de isolamento acústico que as moradias devem possuir.

Em função do acima exposto, foi objeto deste trabalho a realização de medições dos coeficientes de isolamento de ruído aéreo in situ. Para esse fim, foram utilizadas as normas internacionais ISO 140-5 (ISO, 1998c), para fachadas, e ISO 140-4 (ISO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com