TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dheg

Dissertações: Dheg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

Areas Temáticas > Hipertensión Arterial

imprimir

Tema Libre

Assistência de Enfermagem a uma paciente com eclampsia pós-parto:

Um estudo de caso

Acad. Enf. Flávia Peixoto Alencar; Acad. Enf. Hellen Reylla Nascimento; Acad. Enf. Francisco Eugenio Pereira Oliveira; Acad. Enf. Fabrísya Maria Saraiva Peixoto; Enfa. Simone Soares Damasceno; Enfa. Ms. Maria de Fátima Esmeraldo Ramos Figueiredo; Enfa. Dra. Célida Juliana de Oliveira

Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, Ceará, Brasil.

RESUMEN

A eclampsia é a forma mais grave dos distúrbios hipertensivos em mulheres com doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). É caracterizada por episódios convulsivos ou comatosos, associada ou não à hipertensão arterial materna já existente. Tendo em vista o alto índice de mortalidade materna e perinatal associada a essa forma de DHEG e uma precária assistência no período puerperal objetivou-se sistematizar a assistência de enfermagem a uma paciente com eclampsia pós-parto. O estudo foi desenvolvido em uma maternidade da cidade de Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil, de maio a junho de 2013. Utilizou-se a entrevista não estruturada e a análise do prontuário hospitalar da paciente para obtenção das informações. A paciente era uma puérpera, cor branca, 21 anos, com idade gestacional 29s3d, primigesta, sem antecedentes médicos e cirúrgicos relevantes. Recorreu ao serviço com pressão arterial elevada e perda de líquido amniótico, tendo parto natural, mas com óbito do recém nascido após 24h. Foram elaborados seis diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: Risco para infecção relacionado a cateterismo vesical de demora; Risco de lesão relacionado a crises convulsivas; Conhecimento deficiente sobre a doença evidenciado por relato verbal; Volume de líquidos excessivos relacionado à disfunção endotelial e ao uso do sulfato de magnésio evidenciado por edema; Dor aguda relacionada a ingurgitação mamária evidenciada por relato verbal; Pesar relacionado a laços familiares interrompidos. Percebeu-se também que o enfermeiro pode fornecer segurança, enfocando a competência relacional adequada, além de proporcionar mais conforto, confiança e suporte emocional direcionado ao sentimento de pesar da perda do filho. A consulta de enfermagem sistematizada tem grande eficácia na organização dos cuidados e permite traçar caminhos para se chegar às metas planejadas. Foi por meio desse plano de cuidados que a puérpera obteve acompanhamento eficaz e resolutivo com reconhecimento de necessidades, priorização de atividades e avaliação das ações desenvolvidas visando sua melhora.

INTRODUÇÃO

A gestação de alto risco compreende uma gestação que traz riscos para o binômio mãe-feto e pode ser provocada por inúmeras causas, dentre estas citamos a DHEG (doença hipertensiva específica da gestação). A DHEG tem grande destaque entre as intercorrências clínicas da gravidez por ser considerada a principal causa mundial de morbidade e mortalidade materna e perinatal, acometendo cerca de 10% das gestantes, de acordo com o Consenso Brasileiro de Cardiopatia e Gravidez (2006).

Eclampsia é a forma mais grave dos distúrbios hipertensivos, acompanhada sempre de manifestação convulsiva ou comatosa, quer de forma isolada ou associada à hipertensão arterial materna preexistente. Trata-se de uma intercorrência emergencial, tendo em vista a preocupação com possíveis complicações, que sempre são dotadas de elevado risco de morte (CAVALLI et al., 2009).

A paciente acometida por essa doença apresenta hipertensão e proteinúria e, normalmente, atinge as mulheres após a segunda metade de gestação (após a 20ª semana de gravidez), ou após o parto. Por conseguinte, surgem os sintomas que caracterizam o eclampismo, que são: dores de cabeça persistentes, aumento da pressão arterial, edemas, oligúria, vertigens, zumbidos, sonolência, fadiga e êmese (BRASIL, 2010).

A conduta clínica visa ao tratamento das convulsões, da hipertensão e dos distúrbios metabólicos, além dos cuidados e controles gerais. A conduta obstétrica visa a estabilização do quadro, iniciar os preparativos para interrupção da gestação (BRASIL, 2010).

Objetivos

Sistematizar a assistência de Enfermagem a uma paciente com eclampsia pós-parto.

MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de um estudo de caso, realizado de maio a junho de 2013, com uma paciente internada em um hospital de referência obstétrica da cidade de Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil. Os diagnósticos de enfermagem detectados foram baseados na taxonomia II da NANDA-Internacional (NANDA, 2012).

O levantamento de dados foi por meio de uma entrevista não estruturada e pela análise do prontuário hospitalar da paciente para obtenção das informações. Além disso, foi realizado exame

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com