TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito,casos Concretos

Exames: Direito,casos Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  234 Visualizações

Conceito de Estado segundo Max Weber:

O incrível pensador e sociólogo Max Weber, tem como concepção que o Estado nada mais é do que, a ligação que o Estado detém através de uma burocracia militar e civil como forma de controle estatal e social e sem contestar. Sendo assim, para ele o Estado é uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima. O Estado só existe, se a autoridade for obedecida pela consideração de sua legitimidade.

O papel do Estado de acordo com o pensamento de Max Weber:

Para Weber, o Estado está atribuído aos seus serviços administrativos, regulada por funcionários especializados, ou seja, a função de legislar leis, e assim, poder obter o maior controle possível sobre a sociedade. Portanto, era necessária que o Estado tivesse uma estrutura forte e organizada para que, os indivíduos pudessem reconhecer a sua legitimidade para então, obedecer aos seus regulamentos específicos. Logo, o papel do Estado de acordo com o autor em comento, tem como ponto principal finalidade, poder, dominação e obediência.

Conceito de Burocracia conforme Max Weber:

A burocracia para Weber é entendida como a forma de desenvolvimento através da superioridade técnica, ou seja, a eficiência por excelência. A burocracia reflete na organização humana com intuito de alcançar os objetivos. Para Max Weber a divisão de trabalho expressa a divisão dos deveres de cada pessoa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com