TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFOQUE SISTEMICO

Resenha: ENFOQUE SISTEMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

ENFOQUE SISTEMICO

Segundo o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy uma organização não deve ser vista como fragmentada pois ela é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes (A teoria de Bertalanffy trazia uma visão holística do sistema organizacional e enfatizava os processos).

A organização revela um conjunto de dois sistemas que se influenciam: sistema técnico e sistemas sociais. O técnico são os recursos e componentes físicos e abstratos que até certo ponto independem das pessoas. Já os sistemas sociais são as manifestações dos comportamentos dos indivíduos e grupos.

Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados como fechados, que são isolados de seu ambiente, e abertos, que se mantêm em contínuo fluxo de entrada (influências) e saída (resultados), de acordo com a teoria de enfoque sistêmico, os elementos presentes em um sistema, suas características, seus relacionamentos e o grau de organização do sistema definem sua complexidade que, é a propriedade de um sistema, ser capaz de adotar um grande número de estados ou comportamentos, podendo ser medida pela variedade, que é o número de possíveis estados de um sistema.

As organizações efetivas são aquelas capazes de manter a viabilidade. Os sistemas viáveis têm capacidade própria para resolver problemas conhecidos e inesperados, no entanto, apesar de sua independência em relação à resolução de problemas, um sistema viável atua no contexto de um ambiente, que o afeta direta ou indiretamente fazendo com que sofra influências externas.

O ambiente no qual a organização está inserida apresenta complexidades e variedades que impossibilitam o conhecimento de todos os aspectos do universo em que a organização opera. O enfoque sistêmico propõe uma administração recorrente ou manutenção de controle e comunicação. As atividades primárias da empresa devem ter sua própria autonomia baseada em funções e não em cargos para a tomada de decisões. A administração do sistema inclui duas funções básicas: planejamento e controle. Controlar o sistema envolve tanto o acompanhamento da execução dos seus planos quanto o planejamento de mudanças. Consiste em perceber a empresa como um todo que se relaciona com um ambiente complexo e desconhecido, levando em conta as visões de mundo “weltanschauungen” da firma e de cada colaborador e ainda ciente do processo de aprendizagem individual e organizacional, respaldando a ideia de que todo sistema ou subsistema tem necessidade de ser viável.

Quanto mais autônomos forem os subsistemas de um sistema mais facilmente ele encarará a complexidade ambiental. Isso porque, o sistema utiliza melhor seus recursos se seus subsistemas obtiverem variedade requerida suficiente par lidar com o desdobramento da complexidade que lhes cabe. Deste modo, a recursividade de informações e coordenação torna a organização mais integrada e por consequência mais flexível às mudanças ambientais.

Desta forma, o conhecimento do Enfoque Sistêmico permite uma ampla compreensão dos sistemas, com o melhor entendimento de como as partes se relacionam. Facilita, assim, a criação de conceitos e soluções para problemas ou temas aparentemente desconexos ou que precisam de maior reflexão e organização.

Existem várias definições explicando o conceito de negociação, mostrando inúmeros e diferentes entendimentos sobre o tema. Cohen (1980) define a negociação como o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”. Para Scare e Martinalli (2001) a negociação é um conceito em continua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados.

OS negociadores que buscam resultados momentâneos e somente a satisfação própria estão na contramão de uma negociação ganha-ganha, pois atualmente os negociadores desejam um relacionamento duradouro e continuo, onde todos os envolvidos tenham benefícios e que continuem a permanecer com um bom relacionamento. Negociação é um processo de mútua comunicação destinado a conseguir um acordo com outros, para adquirir algo ou alguma coisa, deve-se buscar um resultado benéfico para ambos os lados e a manutenção do relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com