TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento organizacional dentro de um enfoque sistêmico

Trabalho acadêmico: O comportamento organizacional dentro de um enfoque sistêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.972 Palavras (24 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 24

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profª.EaD Yaeko Ozaki

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Nome do Acadêmico – RA – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome do Acadêmico – RA – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome do Acadêmico – RA – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome do Acadêmico – RA – Tecnologia em Recursos Humanos

Nome do Acadêmico – RA – Tecnologia em Recursos Humanos

NOME DA CIDADE / UF

201

Introdução

Vamos estudar o comportamento organizacional dentro de um enfoque sistêmico, onde ao conhecer todas as variáveis desse processo poderemos identificar ações e atitudes dos indivíduos, a partir do estudo que investiga o impacto que cada indivíduo tem sobre grupos e estruturas.

O sistema sempre passara por desenvolvimento com intuito de melhorar a relação da organização, a compreensão do trabalho, as diferentes culturas, e como elas reforçam a cidadania organizacional.

Com base nesses estudos e do conhecimento deste processo iremos desenvolver o tema proposto pela ATPS de Comportamento Organizacional do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

CAPÍTULO 1

1.2 - Os sistemas abertos

Um sistema aberto é um conjunto particular de relacionamentos entre elementos individuais (pessoas, máquinas, instalações, células, órgãos, etc.), atraídos (ou deslocados), agrupados e mantidos coesos pela imposição de determinadas forças (pressão atmosférica, pressões de mercado, pressões sociais, trabalho humano, etc.), extraídas de determinadas fontes de energia (núcleo do átomo, gravidade, madeira, gasolina, motivos éticos, dinheiro, alimentos, etc.) de origem externa, tendo como objetivo o processamento e a transformação de determinados insumos (grãos de areia, cimento, aço, madeira, etc.) em artigos (essa expressão será adotada para representar qualquer espécie de resultado de um sistema ou processo, como, por exemplo: produtos, serviços, oxigênio, humos, etc.) de interesse do sistema maior onde encontra-se inserido. É imprescindível a compreensão do fato de que os sistemas abertos caracterizam-se pela relação que têm com outros sistemas e pela dependência que mantêm com esses sistemas, no que tange à importação e exportação de energia. Segundo [Katz,1974,p.33]:

As formulações mais antigas de esquemas de sistema lidavam com os sistemas fechados das ciências físicas, nos quais as estruturas relativamente autocontidas podiam ser tratadas com êxito, como se fossem independentes de forças externas. Mas os sistemas vivos, quer sejam organismos biológicos, quer sejam organizações sociais, se acham agudamente na dependência de seu meio externo e, por isso, precisam ser concebidos como sistemas abertos.

CAPÍTULO 2

Capítulo 2 (Etapa 2: passos 1,2 e 3)

Conforme pesquisa realizada com 20 colaboradores de uma média empresa no segmento de materiais elétricos, com idade entre 17 anos a 45 anos conseguimos observar que inovação é aquilo que envolve o aprimoramento de uma idéia, a transformação de algo velho em novo. Hoje tudo ao nosso redor é inovação a tecnologia de se comunicar de se programar para algo.

Antes os resultados eram alcançados em longo prazo, hoje conseguimos alcançar resultados em curto prazo e com mais facilidades.

Devemos sempre procurar nos atualizar, pois podemos ficar para traz. Inovação pode se gerar competividade mais isso pode ser fundamental para o crescimento perante a sociedade.

Entendemos também que inovação pode ser uma mudança ou reformulação em tudo, em nossas vidas, trabalho ou no dia a dia.

Inovação é a melhoria dentro da organização para que o funcionário possa se desenvolver trazendo benefícios para ele e para a organização. Lembrando sempre que será necessário se adequar as normas pré-estabelecidas pela organização.

CAPÍTULO 3

Identificar principais características de uma equipe os estilos de atuação e relevância da liderança.

Equipe é a soma dos conhecimentos e habilidades individuais que se juntam em torno de um objetivo comum. Uma equipe deve ter união, respeito, cooperação, participação envolvimento e comprometimento.

Oque se espera de um líder?

Que seja capaz de orientar, direcionar para gerar resultados, porem não deve ter somente características técnicas, mas, também comportamentais, como por exemplo, carisma, humildade, sinceridade ser preocupado e compreensivo. Saber lidar com as ocorrências emergenciais que geram instabilidade, para, atingir bons resultados e adequar o comportamento humano aos grandes desafios organizacionais

Observamos na figura destacada na ATPS, que aconteceu somente um trabalho em grupo, e não em equipe, não foi obtido resultado satisfatório pois cada grupo trabalhou individualmente, sem se preocupar com o resultado final.

As lideranças não se entenderam e não se preocuparam se aquele trabalho seria eficiente e eficaz.

Liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida pelas pessoas, ela é suscetível de ser institucionalizada como filosofia de trabalho. O desafio da liderança é compatibilizar os objetivos organizacionais com o dos grupos e pessoas.

Os lideres devem incorporar em seu comportamento qualidades que fazem com que seja legitimado pelas pessoas na condução de equipes e na busca de resultados. Na liderança situacional o líder desenvolve este estilo a partir de variáveis externas do seu relacionamento.

A base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir objetivos traçados preservando os interesses do outros.A pró-atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com