TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Por:   •  18/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL

MARIA DA GLORIA GALLI.

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.

[pic 4]

Linhares

2008

MARIA DA GLORIA GALLI.

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.

Trabalho apresentado ao Curso Superior Serviço Social   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Histórico, Teóricos e Metodológico do Serviço Social.

Orientador: Prof. Daniela Sikorski .

LINHARES

2008


ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.

1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.

Quais as contribuições da escola E.E.E.F.M.”Regina Bolssanello Fornazier”, localizada no Distrito de Juncado, no Municipio de Sooretama (ES), na Erradicação do Trabalho Infantil de Crianças com idade entre 07 à 10 anos?

2 OBJETO.

Identificar quais as contribuições da escola E.E.E.F.M.”Regina Bolssanello Fornazier”, localizada no Distrito de Juncado, no Municipio de Sooretama (ES), na Erradicação do Trabalho Infantil de Crianças com idade enter 07 à 10 anos.

3 OBJETIVOS.

3.1 GERAL.

O objetivo do presente estudo é identificar e desenvolver através de uma pesquisa documental, por meio de relatórios e dados dos Projetos desenvolvidos pela escola EEEFM.”Regina Bolssanello Fornazier” e do Programa de Erradicação Infantil (PETI), crianças, adolescentes e respectivas famílias, visando atualizar dados e redefenir o perfil das crianças e adolescentes que ainda trabalham. Sabe-se que será necessário expandir as ações do PETI, visando fazer com que o número de benefíciados supere o número crescente de crianças, adolescentes e respectivas famílias que ainda esperam ter acesso aos beniefícios sociais.

3.2 ESPECÍFICO.

a) desenvolver o gosto pela leitura e pesquisa, enriquecendo o seu conhecimento;

b) identificar as ações desenvolvidas pela escola na Erradicação do Trabalho Infantil;

c) reunir dados sobre o trabalho infantil para discussão e, seminários a serem realizados na escola; orientando os educando nas atividades propostas pela escola;

d) conscientizar pais e familiares acerca dos prejuízos psicossociais do trabalho infantil;

e)conhecer a diversidade das situações de trabalho infantil para ampliar estratégias de enfrentamento do trabalho no municipio.

4 JUSTIFICATIVA.

 A principal causa que leva crianças e jovens de todo mundo a serem obrigados a trabalhar é a pobreza. No entanto, como o fenômeno está diretamente relacionado ao desemprego e a má distribuição de renda, familias de baixa renda travam uma verdadeira luta diária pela sobrevivência em países cujos governos não dão prioridade a áreas como saúde, educação, moradia, saneamento básico, programas de geração de renda, entre outros.  Famílias sem outras possibilidades de enfrentamneto das dificuldades e de complemento no orçamento doméstico, agrupam idéias de que ainda é melhor encaminhar seus filhos ao trabalho. As crianças são forçadas a assumir responsabilidades em casa ou acabam indo elas mesmas buscar a complementação da renda familiar.

Pode-se observar que crianças que trabalham não saõ protegidas pelos pais, porque há um distanciamneto progressivo da família e um falso sentimento de autonomia por parte da criança, bem como de permissividade por parte dos seus responsáveis, associada de que o trabalho vincula-se a responsabilidade e amadurecimento da personalidade. Na realidade o que ocorre é uma forma de abandono e de comodidade dos país, fazendo com que crianças percam etapas da infância as quais têm direito e que nunca mais serão recuperadas, deixando  conseqüências, seqüelas físicas e psicossociais que extravasam na idade adulta.

5 PROBLEMATIZAÇÃO.

É fato concreto que o trabalho afasta crianças não das drogras e da vadiagem, mas, da escola. Observa-se que elas até se matriculam, mas, o trabalho torna-se prioritário, resultando nas freqüêntes ausências às aulas e no descumprimento das atividades escolares, seja pelo desgaste físico, ou pela desvalorização da educação.

A evasão da escola pública brasileira que tem sido resgistrada por todas as pesquisas oficiais, está  diretamente relacionada ao trabalho infantil, sendo uma das conseqüências mais graves do trabalho precoce, podendo ver que o comprometimento da educação bloqueia a qualificação profissional posterior.

É do conhecimento de todos os riscos aos quais estão expostas as crianças que trabalham na rua, pois ficam vulneráveis a influência de adultos inescrupulosos, as oportunidades delituógenas e a riscos físicos e psicossociais.

Primordialmente, este projeto se justifica pela necessidade social de ampliação da rede formal ou informal de combate ao trabalho infantil. ONGS e escolas da rede pública, contribuirá com seu caráter conscientizador e educativo acerca do problema, cuja linguagem de fácil compreensão deverá tornar mais atrativa a leitura e acessível a discussão acerca dos elementos mistificadores dos supostos benefícios ilusórios do trabalho infantil.

Combater, por intermédio dos instrumentos de que dispõe a inspeção do trabalho, toda e qualquer forma de trabalho infantil, com a intenção de primeiramente, retirar as crianças do trabalho e encaminhá-las para a rede de proteção social a fim de facilitar-lhes o acesso e a freqüência à escola e sua inclusão em programas sociais a fim de transferência de renda. A ação visa, também, conscientizar empregadores e o público beneficiário, direto e indireto, quanto aos malefícios do trabalho infantil, bem como informá-los a respeito da legislação vigente e seus fundamentos, procurando, ainda, sensibilizar as empresas quanto aos benefícios do reconhecimento da sua responsabilidade social no enfrentamento do trabalho infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com