TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ead

Trabalho Universitário: Ead. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Introdução à Matemática Atuarial

Passo 1: Inicialmente, pesquise a respeito do conceito de Matemática Atuarial, pois o Resumo da aula-tema é apenas uma fonte indicativa de apresentação e orientação inicial. Outros materiais devem ser pesquisados, para que você, aluno, possa desenvolver um conceito mais apurado.

Para realizar a pesquisa, acesse o endereço fornecido a seguir para ter um ponto de partida que o ajude na identificação e na escolha de outras fontes complementares para atingir o objetivo:

IYER, Subramaniam. Matemática Atuarial em Sistemas de Previdência Social. Trad. Ministério da Previdência e Assistência Social. Brasília: MPAS, 2002. Disponível em: http://www.mpas.gov.br/arquivos/office/3_081014-111358-623.pdf. Acesso em: 12 mar. 2014. Também disponível em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EUkdSdVdBMmN0aDA. Acesso em 12 mar. 2014.

Parte II – Técnicas (pp. 93-128);

Apêndice I – Matemática Atuarial Básica (pp. 129-139).

Ao final do Resumo dessa aula-tema, existem também indicações de referências que podem auxiliá-lo nessa tarefa.

Passo 2: Considerando a pesquisa efetuada acima:

Selecione, no texto pesquisado, 04 (quatro) ferramentas utilizadas pela Matemática Atuarial para a execução de suas tarefas.

Em seguida, faça em seguida um comentário a respeito de cada uma das ferramentas, considerando o campo de conhecimento exigido pela disciplina e referenciando com a proposta das Ciencias Contábeis. Verifique a existência de pontos comuns e como o contabilista poderia colaborar no processo de trabalho do atuário.

Nesse ponto, os alunos já devem ter percebido que estamos frente a uma área do conhecimento multidisciplinar. É fundamental elencar todas as ferramentas principais e, especialmente, definir qual a importância e utilização de cada uma delas. Assim, deve ser elaborado um rol de todas essas ferramentas com a respectiva definição, bem como seu posicionamento operacional na Matemática Atuarial, ou seja, identificando como cada uma destas ferramentas é utilizada na prática das atividades usuais.

Passo 3: Para concluir, elabore um relatório, entre 1 e 3 páginas (fonte Arial 12, espaçamento 1,5), que indique todos os elementos levantados nos passos anteriores, mas conectados entre si, formando um corpo único com a definição, as 04 ferramentas bem determinadas, com seus respectivos comentários e uma breve conclusão que relacione as atividades da Matemática Atuarial e o Contabilista, indicando especialmente a possibilidade de colaboração cruzada entre estes dois campos do conhecimento.

Importante: Para a estruturação da atividade, utilize o template disponibilizado (Clique Aqui).

Dica: Para saber mais detalhe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com