TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ebulioscopia

Tese: Ebulioscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

A Ebulioscopia é uma das propriedades coligativas, ela surgiu através da análise de soluções misturadas a líquidos puros. Quando analisamos um líquido em estado puro e uma solução desse mesmo líquido, percebemos mudanças no comportamento do líquido em razão da presença do soluto, ou seja, houve alterações nas propriedades coligativas do líquido.

Considere estes dois conceitos:

1. O solvente apresenta características que podem modificar o comportamento de um líquido, neste caso ele é responsável pela elevação do ponto de ebulição deste líquido.

2. Sabemos que fenômeno da ebulição ocorre quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, o ponto de ebulição da água é de 100,0°C.

Mas como isso ocorre na prática?

Para melhor entender escolhemos um exemplo bem simples, quando misturamos sal à água aumentamos seu ponto de ebulição, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura.

Isto porque a energia necessária para que as moléculas passem do estado liquido para o de vapor é maior em uma solução do que em uma substancia pura, já que a interação das partículas do solvente com as do soluto diminui a probabilidade de vaporização do solvente. Observando assim que quando um soluto não volátil é dissolvido em água, a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água pura.

Este fenômeno é denominado efeito ebulioscópico.

A fórmula usada para o cálculo da Ebulioscopia é:

Δte = Te2 - Te, onde:

Te = temperatura de ebulição da solução.

Te2 = temperatura de ebulição do solvente.

Quando dissolvemos uma substância iônica na água, uma parte das moléculas dissolvidas separa-se totalmente em cátion e íons, enquanto outra parte comporta-se como se os íons não existissem totalmente separados uns dos outros ( como se estes íons não se houvessem dissociado). Daí a existência do grau de dissociação, para os compostos iônicos em solução. Como as fórmulas dos efeitos coligativos apresentam o grau de dissociação no fator de Van´t Hoff, podemos determinar o valor deste ᴽ experimentalmente, através de um dos efeitos coligativos.

INTRODUÇÃO

Ebulioscopia: é o estudo da elevação do ponto de ebulição de um líquido, ocasionado pela dissolução de um soluto não-volátil, ou ainda a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de um líquido quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil (que não evapora). É como se as partículas do soluto "segurassem" as partículas do solvente, dificultando sua passagem ao estado gasoso.

O aumento (variação) da temperatura de ebulição pode ser justificado pela diminuição da pressão máxima de vapor, que se deve à presença das partículas do soluto. Para que ocorra a ebulição da solução, é necessário que ela seja aquecida até que sua pressão de vapor se iguale à pressão atmosférica.

Ainda podemos dizer que a Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com