TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE QUÍMICA - EBULIOSCOPIA

Trabalho Universitário: TRABALHO DE QUÍMICA - EBULIOSCOPIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.527 Visualizações

Página 1 de 4

A Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa que estuda o aumento do ponto de ebulição de um solvente quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil (que não evapora com facilidade). Isso ocorre em conjunto com a variação da pressão externa. Para que ocorra a ebulição da solução, é necessário que ela seja aquecida até que sua pressão de vapor se iguale à pressão atmosférica.

Quanto maior o número de partículas (em mol) de soluto não-volátil na solução, maior a elevação na temperatura de ebulição do solvente. Assim, ao adicionarmos a um copo de água determinada quantia de açúcar, e a outro copo a mesma quantia de sal (sendo ambas substancias não-voláteis) a elevação no ponto de ebulição da água será a mesma em ambos os casos.

CÁLCULO:

ΔTe = Te2 - Te, sendo:

ΔTe = variação na temperatura de ebulição do solvente

Te = temperatura de ebulição da solução

Te2 = temperatura de ebulição do solvente

EXEMPLOS: No dia a dia, essa propriedade coligativa é vista, por exemplo, ao se fazer café. Quando a água está para entrar em ebulição e adicionamos o açúcar, ela não ferve mais. É necessário que se aumente ainda mais a temperatura do sistema para que a solução entre em ebulição, pois os cristais de açúcar ainda não dissolvidos retardam o processo de ebulição.

A energia necessária para que as moléculas passem do estado líquido para o de vapor é maior em uma solução do que em uma substância pura, já que a interação das partículas do solvente com as do soluto diminui a probabilidade de vaporização do solvente.

É por isso que a queimadura com calda de um doce é muito mais grave do que se fosse apenas água. Ao nível do mar, a água permanece no estado líquido apenas até 100°C, que é seu ponto de ebulição. Mas a calda não, ela terá um ponto de ebulição muito maior que 100°C e ficará no estado líquido por mais tempo.

LEI DE RAOULT: a Lei de Raoult, constituída em 1887 estuda as pressões de misturas em expressões matemáticas. Foi estabelecida pelo cientista francês François Marie Raoult (1830-1901), que concluiu que quando o ponto de ebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução.

A pressão máxima de vapor de uma solução (Psolução) será igual ao produto da fração molar do solvente (xsolvente) com a pressão máxima de vapor do solvente puro (Psolvente puro). Veja a fórmula:

Psolução = xsolvente . Psolvente puro

As soluções que obedecem à Lei de Raoult, ou seja, aquelas às quais a fórmula citada se aplica, são chamadas SOLUÇÕES IDEIAS, sendo elas as que possuem número de entalpia mais próximo do zero.

CÁLCULO:

ΔTe = Te2 - Te, sendo:

ΔTe = variação na temperatura de ebulição do solvente

Te = temperatura de ebulição da solução

Te2 = temperatura de ebulição do solvente

EXEMPLOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com