TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito Estufa

Casos: Efeito Estufa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido a fim de aumentar nossos conhecimentos a respeito dos diversos fatores que alteram o clima e, tão logo, as condições de vida no planeta.Serão apresentados os principais distúrbios climáticos, entre eles: o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio e O efeito estufa intensificado, bem como suas causas, conseqüências e formas de amenizá-los.

1- O EFEITO ESTUFA

Efeito Estufa.

O aquecimento da superfície e da atmosfera terrestre é um fenômeno natural, que resulta da interação existente entre os processos de troca da radiação solar – infravermelha- com a radiação térmica da Terra. Da luz incidente, 6% é retrodifundida, pelo próprio ar para o espaço, 4% é refletida pela superfície do Globo e 20% pelas nuvens. Ainda nesse sentido, cerca de 50% atinge a superfície terrestre, sendo absorvida por ela, ao passo que, os 20% restante são absorvidos por gases (denominados estufas) e gotículas de água presentes no ar. O efeito estufa é responsável pela manutenção de vida no planeta, uma vez que garante a presença de um clima favorável- nem muito quente, nem muito frio- capaz de sustentar diversos processos metabólicos de inúmeros organismos distintos. No entanto, à medida que as atividades humanas se intensificaram, houve um aumento excessivo da emissão de gases estufas, o que rompeu o equilíbrio da dinâmica climática da Terra. Nesse sentido, uma maior quantidade de radiação infravermelha está sendo absorvida e, portanto, ficando retida na atmosfera terrestre acarretando, por sua vez, um aumento, mesmo que em pequena escala, da temperatura do planeta.

OS PRINCIPAIS GASES DO EFEITO ESTUFA

São aqueles que teem a capacidade de dificultar ou impedir a dispersão da radiação solar para o espaço. A maior parcela destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente àquelas ligadas à queima de combustíveis fósseis e de florestas, aos processos industriais e às produções agropecuárias.

Entre os principais gases estufas, podem ser citados:

- Dióxido de Carbono – CO2

Também conhecido como anidrido carbônico, é constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar, não sendo, portanto, solúvel em água. Por possuir interações intermoleculares fracas, apresenta-se gasoso, nas condições ambientais.

Muitos organismos nos ecossistemas terrestres e nos oceanos, como algas e plantas, absorvem o dióxido de carbono encontrado na atmosfera, através do processo de fotossíntese.Nesse momento, o CO2 não se encontra livre para funcionar como gás estufa. No entanto, a composição biológica da matéria vegetal, , principalmente, no outono e inverno (períodos nos quais a incidência solar é reduzida), repõe o gás carbônico retirado. Ainda assim, uma grande parcela de CO2 é liberada no processo de respiração. Nesse mesmo sentido, há uma considerável contribuição antropogênica no aumento da concentração desse gás estufa no ar, devido à queima de combustíveis fósseis, principalmente, carvão, petróleo e gás natural, bem como uma quantidade significativa de CO2é adicionada a atmosfera quando florestas são devastadas e a madeira queimada para o preparar a terra para o uso agrícola.

- Gás Metano - CH4

O metano é um hidrocarboneto, apresenta-se no estado gasoso à temperatura ambiente, é incolor, possui pouca solubilidade em água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. È considerado um dos mais importantes gases indutores do efeito estufa, uma vez que, é capaz de absorver uma grande fração dos fótons da radiação infravermelha. Esse gás pode ser obtido através de diversos processos, entre eles:

- Decomposição de lixo orgânico;

- Digestão de animais herbívoros;

- Metabolismo de certos tipos de bactérias;

- Vulcões de lama;

- Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo);

- Aquecimento de biomassa anaeróbica.

Óxido Nitroso - N2O

O óxido nitroso apresenta-se na forma de um gás incolor, que por muito tempo foi conhecido como gás hilariante, gás do riso ou simplesmente nitro pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo e aumentar a potência de motores à combustão.

Uma grande parcela do óxido nitroso presente na atmosfera é liberada pelos oceanos e por processos que ocorrem nos solos de regiões tropicais. A desnitrificação e a nitrificação teem como subproduto o NO2, a primeira ocorrendo em ambiente aeróbico e a última em anaeróbico.( DESENHO APOSTILA PAGINA 223)

- Clorofluorcarboneto (CFC)

É um composto sintético, gasoso e atóxico que pode ser utilizado como solvente, propelente (gás usado em sprays), expansor de plásticos, e como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Estima-se que o CFC seja 15.000 vezes mais nocivo a camada de ozônio do que o dióxido de carbono, entretanto o efeito final dos CFCs na temperatura global é pequeno. Isso porque o aquecimento causado pelos CFCs é parcialmente cancelado pelo resfriamento que eles induzem na estratosfera em virtude da destruição que causam na camada de ozônio. Essa destruição, todavia, permite a maior absorção de raios ultravioletas na superfície terrestre. A fim de reduzir a quantidade de CFCs presente na atmosfera, em 16 de setembro de 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal onde ficou acordado o banimento gradativo do CFC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com