TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrização Por Indução

Dissertações: Eletrização Por Indução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato. Se um fio for conectado entre a ponta positiva do corpo B e o solo, elétrons fluirão do solo para neutralizar as cargas positivas de B. Mantendo o corpo A na mesma posição e, em seguida, removendo a conexão com o solo, o corpo B retém a carga negativa resultante. Se então for removido o corpo A, as cargas negativas serão distribuídas sobre a superfície de B de forma a ficarem o mais distante possível uma das outras.

OUTRO CASO:

Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.

Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado será o indutor e os condutores neutros, os induzidos.

Durante essa aproximação, observa-se uma separação de cargas nos condutores neutros. Como o indutor é positivo, o induzido mais próximo do indutor ficará negativo e o induzido mais afastado ficará positivo.

Agora com o indutor ainda próximo, separam-se os dois condutores que estão juntos.

E por fim retira-se o indutor das proximidades dos outros dois corpos. Teremos como resultado os dois condutores que inicialmente eram neutros, agora carregados com cargas de sinais a opostos. Note que em momento algum houve o contato entre o condutor carregado e os condutores inicialmente neutros.

Um exemplo de uma conseqüência da eletrização por indução são os raios . Quando temos uma nuvem carregada eletricamente durante uma tempestade, ela irá induzir na superfície cargas de sinais opostos criando assim um campo elétrico entre a nuvem e a superfície. Se esse campo elétrico for muito intenso teremos uma descarga elétrica violenta que nós conhecemos como raio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com