TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrodinamica

Casos: Eletrodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  2.309 Visualizações

Página 1 de 3

1) Duas cargas elétricas, Q1 = 2 μC e Q2 = – 4 μC, estão fixas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado 0,3 m. O meio é o vácuo (k = 9 • 109 N • m2/C2). Determine o potencial elétrico no terceiro vértice do triângulo.

2) Sabendo-se que VAB = VA – VB = –40 V é a ddp entre dois pontos A e B, e que A está mais pró¬ximo da carga fonte de campo, podemos afir¬mar que:

a) a carga fonte é positiva.

b) o sentido do campo é de A para B.

c) o potencial de B é menor que o poten¬cial de A.

d) o potencial de B é nulo.

e) a carga fonte é negativa.

3) Considere uma carga puntiforme positiva Q, fixa na origem 0 de um sistema de eixos carte¬sianos, e dois pontos, A e B, deste plano, como mostra a figura. No ponto B, o vetor campo elétrico tem inten¬sidade E e o potencial elétrico é V. determine, no ponto A, os valores dessas grandezas.

4) A figura representa algumas superfícies equi¬potenciais de um campo eletrostático e os va¬lores dos potenciais correspondentes. Calcule o traba¬lho realizado pelo campo para levar uma carga q = 3 •10–6 C do ponto A ao ponto B, através da trajetória y.

5) Considere que, no campo elétrico da figura, uma partícula de massa 10 g e carga 1 µC seja abandonada sem velocidade inicial, em um ponto A, atingindo o ponto B. Considerando desprezíveis os efeitos gravita-cionais, pede-se determinar que a aceleração da partícula e a velocidade que ela atinge o ponto B.

6) Duas placas planas e paralelas, de grande extensão, são mantidas a uma distância de 15 cm uma da outra e possuem cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos nas superfícies internas. Considere o potencial da placa negativa como zero. Se o potencial meio caminho entre as placas é +5 V, qual é o campo elétrico na região entre as placas?

7) O campo elétrico em uma certa região do espaço tem componentes Ey = Ez = 0 e Ex = (4 N/C).x. O ponto A está no eixo y, em y = 3,00 m, e o ponto B está n eixo x, em x = 4,00 m. Qual é a diferença de potencial VB – VA?

8) Determine a magnitude da força elétrica em um elétron no átomo de hidrogênio, exercida pelo próton situado no núcleo atômico. Assuma que a órbita eletrônica tem um raio médio de d=0,5×10−10m.

9) Duas partículas são mantida ficas em um eixo x. A partícula 1 de carga 40 μC, está situada em x= -2cm; a partícula Q, está situada em x= 3cm. A partícula 3 está inicialmente no eixo Y e e liberada a partir do repouso, no ponto y= 2cm. O valor absoluto da carga da partícula 3 é 20 μC. Determine o valor de Q para que a aceleração inicial da partícula 3 seja no sentido positivo do eixo X.

10) A diferença de potencial elétrico entre pontos de descarga durante uma determinada tempestade é de 12.109 V. Qual é o módulo da variação ao na energia potencial elétrica de um elétron que se move entre estes pontos?

11) Uma bateria de carro de 12 Volts é capaz de fornecer uma carga de 84 Ampéres. Hora.(A)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com