TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrodinâmica

Por:   •  23/4/2015  •  Dissertação  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Eletrodinâmica: Corrente, DDP, Resistência e Potência

Corrente elétrica

Se eu pegar um fio e não aplicar uma DDP nele, ou seja, DDP=0 os elétrons que estão no fio estarão desordenados (não terão corrente elétrica). Fio de metal: um bom condutor que deixa o elétron passar. São eletropositivos.

Se eu ligar um outro fio em uma corrente e a DDP=100 V os elétrons ficarão ordenados e portanto existirá corrente elétrica.

Conceito de um fluxo de cargas (elétrons, prótons e íons), de um fluxo de elétrons num fio condutor. Fluxo de carros passando na rua: quantidade de carros por certo período (tempo).

 [A][pic 1]

Pode se dizer que se vc tiver 12 A significa que vc tem 12 C por 1s.

[pic 2]

 (Gráfico de i (y) e t (x)) embaixo do gráfico calcula-se a carga. Elétron não é carga elétrica, ele possui carga elétrica.[pic 3]

- Corrente contínua nem sempre é constante. Na corrente contínua as cargas se movem em um único sentido. Corrente constante: monótona. Se estiver na parte positiva do gráfico significa que está indo para o sentido positivo, se estiver na parte negativa significa que está indo para o sentido negativo. Corrente contínua porém não constante (forma de senóide).

- Corrente alternada: gráfico de senóide indo para frente e para trás, ou seja, estão desenhadas no eixo positivo e negativo do gráfico. Omovimento das cargas oscilam: para frente e para trás.

Na questão de economia de energia uma corrente alternada ou contínua tem aquecimento (efeito joule). Parte desses elétrons que passam se perdem, se discipam no meio. Pode-se alterar DDP com um transformador somente na corrente alternada minimizando tais perdas, ou seja, minimizando o efeito joule tornando o transporte deelétrons mais efetivo.

Ex: a contração do músculo é a resposta fisiológica a passagem de corrente elétrica que enviada até ele por impulsos cerebrais. Quando você toma um choque os músculos se contraem e não relaxam mais e esse processo é tão degradante ao corpo humano que pode ocasionar o impedimento do músculo da respiração de agir normalmente. E como resultado disso, quando a pessoa toma um choque, ela pode morrer asfixiada.

Corrente é uma forma de transportar energia

Potência elétrica e DDP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com