TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletromagnetismo

Artigos Científicos: Eletromagnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

NOME DA INSTITUIÇÃO – TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS

TÍTULO DO TRABALHO – TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS

Nome dos autores (alunos) apenas a primeira letra em maiúscula

Piracicaba – SP, Abril 2011

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o surgimento e as evoluções da administração e suas teorias. Para realização do estudo utilizou-se pesquisas bibliográficas e de campo sobre o tema Administração.

Administração é a melhor forma de se organizar uma indústria, comércio, cidades, países e até mesmo nossas vidas, e também controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

Sumário

1. Introdução pág. 2

2. Antecedentes Histórico da Administração pág. 2

3. Abordagem Comportamental pág. 3

4. Abordagem Clássica pág. 3

5. Abordagem Humanística pág. 3

6. Abordagem Neoclássica pág. 3

7. Abordagem Estruturalista pág. 4

8. Abordagem Comportamental pág. 4

9. Abordagem Sistêmica pág. 5

10. Abordagem Contingencial pág. 5

11. Conclusão pág. 6

12. Bibliografia pág. 6

1. Introdução

Neste trabalho vamos abordar vários tópicos da administração desde os primeiros filósofos que utilizavam desta técnica e que as grandes empresas utilizam nos dias de hoje. Vamos abordar também as teorias tais como: Abordagem Clássica, Humanística, Neoclássica, Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial.

Os filósofos começaram fazendo divisões de trabalho e ordem de controle. Com a igreja católica teve hierarquia de autoridade, assessoria e coordenação social. As organizações militares tiveram um papel muito importante com princípios de direção e princípios de unidade de comando. Com a Revolução Industrial não foi diferente, com ela veio a necessidade de modelos administrativos baseados nas organizações militares virando mundo dos negócios. Influência dos economistas liberais com princípios da divisão de trabalho, especialização do trabalho e planejamento e organização. E já no século XIX foi influenciado por pioneiros e empreendedores com condições básicas para o surgimento da teoria administrativas, pois tudo estava mudando muito rápido.

Todos estes fatores impulsionaram a busca pelas bases científicas que melhorariam a prática empresarial e daria espaço para o surgimento da teoria administrativa.

2. Abordagem Clássica

Foi no inicio do século XX, que Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol, desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Frederick Winslow Taylor veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência das indústrias por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário. Já Henri Fayol, veio a desenvolver a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas.

Esta teoria defende principalmente os interesses das indústrias, sendo assim, podemos desmembrar a chamada Abordagem Clássica da Administração.

3. Abordagem Humanística

Representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com