TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregador

Seminário: Empregador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Elaborar uma resenha com questões fundamentais relacionadas à avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho é muito importante, seja para a empresa ou para ao funcionário, pois através dela podemos aplicar o feedback quanto ao seu desempenho, que possibilita que o funcionário desenvolva seus potenciais. Isto por sua vez ocasiona também em melhorias para a empresa, pois desenvolvendo o funcionário obtém-se melhora em seus resultados organizacionais. É também através da avaliação de desempenho que o funcionário tem a oportunidade de ver a forma pela qual o seu superior vem enxergando seu trabalho através do olhar de seu superior. Consequentemente, para a empresa também é importante, pois possibilita identificar desempenhos destacados para a constituição do quadro sucessório da empresa; ajustar determinadas falhas de forma a promover o melhor aproveitamento do capital humano avaliado; na melhor alocação de potenciais através da percepção de competências que possam ser mais bem aproveitadas em outras funções; ou mesmo – em casos extremos – para a validação de inadequações inconciliáveis que justifiquem o desligamento do avaliado.

Para entender melhor o que é avaliação de desempenho recorremos a Chiavenato (1999): “A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e o seu potencial de desenvolvimento”. Ou seja, é uma avaliação realizada mediante a qualidade de entrega de todo profissional dentro de uma organização.

A avaliação deve proporcionar benefícios para a organização e igualmente para os seus colaboradores. Avaliador e avaliado devem estar em uma mesma conscientização. A avaliação deve ser extremamente focada em metas e benefícios, sendo baseada em uma avaliação de competências e não de hábitos pessoais. É vital que o avaliador passe de forma clara e objetiva para o avaliado a real importância da ferramenta de forma a obter seu engajamento.

Nesse contexto, o pacto de objetivos através de metas e prazos claros e métricas o máximo possível mensuráveis, que sejam compartilhadas de forma clara com o avaliado, é essencial para que desde o início do processo as partes envolvidas possam ajustar seu foco e obter o melhor resultado possível. Outro elemento de destaque neste processo é o acompanhamento constante ao longo do período determinado para o atingimento das metas. Este acompanhamento, que não precisa ocorrer de maneira formal, tem como seu principal veículo a comunicação entre avaliador e avaliado. Quanto mais frequente for esta comunicação, mais fácil será a identificação das ações que contribuem para o sucesso daquela tarefa ou de forma oposta, que se possa verificar o que precisa ser melhorado durante a execução para que se corrija a rota com o máximo de tempo hábil. Além disso, torna-se mais fácil adotar ações corretivas no momento em que as situações ocorrem, evitando que o passar do tempo atrapalhe na reconstituição dos fatos e responsáveis.

Dessa forma, torna-se evidente que para que a comunicação e o acompanhamento consigam desenvolver-se de forma exitosa, o agrupamento de evidências é crucial a fim de evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com