TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eletrica

Exames: Energia Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

O que é

Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos.

O transporte de energia elétrica é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.

A transmissão de energia é dividida em duas faixas: a transmissão propriamente dita, para potências mais elevadas e ligando grandes centros e centrais de distribuição, e a distribuição, usada dentro de centros urbanos, por exemplo, para levar a energia de uma central de distribuição até os consumidores finais.

Para a conversão entre níveis de tensão entre centrais de distribuição e as residências e os comércios, são usados transformadores pois a energia transportada por grandes redes e cabos são de altíssima tensão. Em uma residência poderia queimar equipamentos, por exemplo. Desta forma, a energia transportada tem que ser transformada para chegar às residências e outros tipos de usuário para que ela possa ser usada.

Para o transporte da energia, existem elementos básicos para que ela aconteça. São três esses elementos básicos: cabos, que conduzem propriamente a transmissão de energia; isoladores, que evitam contatos dos cabos que fazem a condução da energia com as torres e postes; e as subestações que garantem administração, manobra e controle de toda a energia transportada e gerenciada para consumo, possibilitando correções e consertos de maneira rápida e eficiente.

Elementos Constituintes

Torres

Para linhas aéreas, é necessário erguer os cabos a uma distância segura do solo, de forma a evitar contato elétrico com pessoas, vegetação e veículos que eventualmente atravessem a região. As torres devem suportar os cabos em condições extremas, determinadas basicamente pelo tipo de cabo, regime de ventos da região, terremotos, entre outros eventos.

Isoladores

Os cabos devem ser suportados pelas torres através de isoladores, evitando a dissipação da energia através da estrutura. Estes suportes devem garantir a rigidez dielétrica e suportar o peso dos cabos. Em geral são constituídos de cerâmica, vidro ou polímeros.

Subestações

As linhas de transmissão são conectadas às subestações

Transformadores

Responsável por garantir o uso de energia elétrica em residências e indústrias, o transformador de energia elétrica é um dispositivo que trabalha dentro dos princípios da indução de corrente e tem capacidade de modificar a tensão elétrica.

Existem dois modelos diferentes de transformador: o transformador de potência, que recebe a energia elétrica da usina e repassa para a rede de transmissão, e o transformador de distribuição, que é a última etapa antes da energia elétrica chegar até o consumidor.

Basicamente, a energia produzida pelas usinas chega ao transformador de potência em uma tensão muito grande, e continua assim durante toda a extensão dos fios da rede elétrica. É neste ponto que o transformador de distribuição entra em cena, reduzindo essa tensão e distribuindo-a para casas, lojas, empresas, indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com