TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfase Nas Tarefas

Monografias: Enfase Nas Tarefas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

A administração surgiu nas sociedades mais primitivas em razão das necessidades de resolver problemas de interesse comum, começando pela família, tribo, igreja, exércitos ou do Estado e acompanhando o desenvolvimento da complexidade da sociedade humana. Porém as teorias administrativas só tiveram sua importância a partir do século XX, após o advento e conseqüência da revolução industrial.

Com o passar dos tempos surgiram novas propostas de administração. As exigências modernas tanto no setor publico como no privado foram determinantes para o surgimento de estudos formais no campo de administração. Antes desse período as pessoas produziam artesanalmente, suas formas de produzir eram rudimentares, trabalhavam de acordo com suas necessidades, dependendo da escala, alguns grupos de artesões se organizavam e dividiam algumas etapas do processo de produção mais na maioria das vezes um só artesão cuidava de todo o processo desde a obtenção da matéria prima até a comercialização do produto final, esses trabalhos eram realizados em oficinas ou até mesmo em casa.

Com a revolução industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. Até então o método de trabalho era confiada ao próprio operário, que se baseava em sua experiência pessoal anterior para definir como iria realizar suas tarefas. Como conseqüências as indústrias americanas revelaram uma enorme disparidade, pois cada operário tinha um método de trabalho.

DESENVOLVIMENTO:

Para melhorar o processo de produção começam surgir metodologias de administração focada em uma melhora na estrutura organizacional e de produção, consistido em interpretar objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle, com fins de alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia.

Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. O primeiro a se destacar foi Frederick W. Taylor (1856-1915) que por sua vez criou alguns paradigmas para a melhora gradativa dentro da organização focando em resolver problemas mais imediatos e concretos do seu ponto de vista, tais como: retirar do operário o direito de escolher o modo como o produto iria ser desenvolvido, eliminando os desperdícios para elevar o nível de produtividade impondo um método padrão onde todos deveriam seguir. As atividades mais complexas eram subdivididas em atividades mais simples, para facilitar sua padronização, tornando o trabalho mais eficiente. Para conseguir a colaboração e o engajamento do operário e o aumento de sua participação e eficiência começaram a ser oferecidos planos de incentivos salariais e prêmios de produção.

Por sua vez Henri Fayol (1841-1925) propõe a precisão, a organização, o comando, a coordenação e o controle com suas fases fundamentais, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor através da administração como ciência. Para Fayol toda empresa se desempenha em seis funções básicas, as quais são: Funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas, e funções de segurança que passaram a ser enquadradas dentro da área de produção e operações ou dentro da gestão de pessoas, dependendo de cada empresa. Depois de Fayol outros estudiosos surgiram, modificando alguns elementos da administração.

Max Weber (1864-1920) cria a teoria da burocracia que estabelece uma estrutura de poder e autoridade onde propôs que o trabalho só se tornasse possível se baseado na capacidade técnica do individuo, e os cargos, na organização baseiam- se nos princípios de hierarquias e níveis de autoridades graduadas, permitindo o surgimento dos funcionários como profissionais. Weber não levou em conta as diferenças individuais das pessoas nem a organização informal. Existem conseqüências imprevistas ou indesejadas que levam à ineficiência as imperfeições.

Elton

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com