TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfisema Pulmonar

Artigos Científicos: Enfisema Pulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  823 Visualizações

ENFISEMA PULMONAR

Uma doença pulmonar crônica e progressiva. O enfisema faz com que os alvéolos se dilatem e se tornem hiperinsuflados, deixando os tecidos pulmonares rígidos, em vez de elásticos.

A rigidez torna a saída de ar mais difícil a cada inspiração,pois nas áreas destruídas não ocorrem trocas gasosas de forma completa, fazendo com que a quantidade de oxigênio circulante no sangue diminua, e então se dá a falta de ar no indivíduo.

Causa

A doença é causada na maioria dos casos pelo uso do cigarro, mas também ocorre por contato contínuo com outros agentes ( poeira, fumaça, vapores químicos) . Incide principalmente nos indivíduos depois de um longo período, na faixa dos 55 anos, até antes em casos extremos.

Sintomas

Os sintomas do enfisema são a falta de ar, tosse crônica acompanhada de muito muco ou bastante seca. A respiração se torna difícil, onde o indivíduo faz muito esforço para captar a mesma quantidade de outro individuo normal, que faria isso de forma simples. Esse esforço traz um gasto enérgico muito grande, causando cansaço excessivo e também um estresse provocado pelo maior esforço dos músculos em encher de ar pulmões doentes, ocorre um aumento da caixa torácica.

Tratamento

O tratamento é feito com a eliminação do hábito de fumar, com o uso de medicamentos, e acompanhamento de um terapeuta respiratório que ajudará com exercícios, a facilitar a respiração do indivíduo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com