TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envolvidos Diretamente na Elaboração do Cronograma Profissionais:

Por:   •  19/4/2020  •  Artigo  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO AMIGOS DA FAMÍLIA E DA ESCOLA

CRONOGRAMA DE EXECUSSÃO DO PLANO

C A P A

2019

ESCOLA ESTADUAL SENADOR MANUEL SEVERIANO NUNES

Diretoria:

Professores:

Apoio Institucionais:

Envolvidos Diretamente na Elaboração do Cronograma

Profissionais:

Assistentes Sociais:

Fonoaudiólogos:

Psicólogos:

Apresentação:

O presente documento, denominado “Cronograma de Execução do Plano ao combate a Violência, evasão escolar, tentativa de suicídio, depressão, conflitos familiares, dificuldades na fala dentre outros fatores desencadeantes e ao Uso Indevido de Drogas da Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes”, é fruto do desdobramento do Projeto“ trabalhando a intervenção e Prevenção dessas problemáticas no decorrer dos próximos 6 meses do decorrete ano de 2019, pela equipe multiprofissional do IAFE.

Importante destacar os eventos que serão realizados, nos quais irão ser trabalhados diversos assuntos acerca dos temas desenvolvidos. i) Ciclo de Palestras com desafios aos alunos da escola ......

 Assim, o Cronograma de execução, está sendo construído no coletivo, será o instrumento que irá viabilizar a Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes a trabalhar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de seus alunos, no sentido e uma maior conscientização acerca dos males gerados pela violência e o uso de drogas, evasão escolar e outras problemáticas no âmbito escolar

Justificativa:

A escola, instituição voltada à elaboração do conhecimento e de valores, vivência atualmente um quadro de violência, evasão escolar, tentativa de suicídio, depressão, conflitos familiares, dificuldades na fala dentre outros fatores desencadeantes  em seu interior. Diante de tal desafio: como agir ante uma situação tão adversa?

O que professores, diretores, pedagogos, funcionários, pais/responsáveis, devem fazer para enfrentar as questões geradas pela violência e uso de drogas no âmbito escolar?

Diante de tal contexto, o “Cronograma de Execução do Plano”, pretende CONTRIBUIR de forma significativa para criar no âmbito da Escola Estadual Manuel Severiano Nunes uma CULTURA DE PAZ, capaz de viabilizar um ambiente propício à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos.

O PROPAE atua na interação do desenvolvimento social, fortalecimento de vínculos familiares na comunidade escolar, por meio de ações de caráter preventivo, amenizando os impactos da exclusão social.

Nossas ações são direcionadas através de equipes multidisciplinares aos usuários da escola e seus familiares, contamos com uma sala de atendimento qualificado e humanizado, sendo atualmente atendidas aproximadamente 15 famílias com ações contínuas.

O PROPAE tem a proposta de apoiar a família no que tange a prevenção dos riscos pessoais. Para a execução das ações multidisciplinares é realizado uma triagem para causa/problema e encaminhado ao profissional para o devido atendimento qualificado. As ações abrangem palestras, rodas de conversas, treinamentos, campanhas preventivas, atividades culturais, lúdicas e oficinas voltadas ao tema da família.

Portanto, se faz necessário à atuação do PROPAE na comunidade escolar visando fortalecer os vínculos familiares à construção e reconstrução de suas histórias, vivências coletivas e individuais. Despertando assim a responsabilidade familiar do cenário social existente.

Finalidade:

CONTRIBUIR de forma significativa para criar no âmbito da Escola Estadual Manuel Severiano Nunes uma CULTURA DE PAZ.

Objetivo:

CRIAR condições para desenvolver trabalho que possa amenizar quadro de violência, evasão escolar, tentativa de suicídio, depressão, conflitos familiares, dificuldades na fala dentre outros fatores desencadeantes de conflitos no âmbito escolar.

Objetivos / Metas:

Atividades:

Resultados Esperados:

1. Apresentação da metodologia do IAFE à Instituição Escolar.

1.1. Apresentar a equipe técnica ao corpo docente e a comunidade escolar para expor a importância do projeto na Escola.

Deixar claro os objetivos do projeto no âmbito escolar.

2. Solicitação de Ofícios

2.1 Encaminhar ofício para gestor solicitando dados relacionados à evasão escolar, com relação dos alunos faltosos e endereço dos mesmos.

Ter o real conhecimento sobre as problemáticas que causam a evasão escolar.

Promover a interação dos alunos com deficiência com a comunidade escolar.

.

2.2 Solicitar da Coordenação da Escola a relação dos alunos com deficiência para encaminhamento aos programas de inclusão do projeto.

3. Levantamento das demais problemáticas junto à Coordenação Pedagógica da escola objetivando a intervenção.

3.1. Reunir com a equipe pedagógica para a realização de levantamento das problemáticas que estão em evidência na escola.

Buscar apoio do corpo escolar na intervenção das problemáticas existentes

3.2. Reunir com a equipe técnica e o corpo docente para discutir a importância das palestras e campanhas e da sua aplicabilidade no âmbito escolar.

4. Intervenção junto às problemáticas encontradas

4.1 Visitas domiciliares

Amenizar 90% das problemáticas encontradas no âmbito escolar.

4.2 Palestras preventivas, motivacionais e educativas.

4.3. Rodas de Conversa

4.4. Integração ao Esporte e Lazer- dança, jogos, cursos profissionalizantes.

4.5. Inclusão

4.6. Escuta Qualificada

4.7. Ação Social

5. Motivação da família

5.2. Motivar a família na participação e integração na comunidade escolar promovendo a interação familiar e fortalecimento de vinculo.

Fortalecimento da Integração da Família-Escola

5.2. Ação Social; (Emissão de RG, cursos de cabeleireiro, maquiagem, artesanato).

6. Contribuir com ações estratégicas que favoreçam condições para o processo

de ensino e aprendizagem.

6.1 Desenvolver as atividades de acordo com a problemática do aluno, encaminhar para rede de apoio.

Amenizar as problemáticas encontradas

7. Espaço de atendimento humanizado e escuta qualificada.  

7.1 Oferecer espaço de atendimento humanizado e escuta qualificada promovendo a socialização, prevenção e o diagnóstico da problemática.  

Promover o bem estar social do corpo docente e de toda comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (383.2 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com